Medicina Transfusional 

 

O Serviço de Medicina Transfusional é responsável por garantir a aplicação racional de componentes sanguíneos aos doentes internados nos serviços médicos e cirúrgicos, serviço de urgência, blocos operatórios, maternidade e ainda em ambulatório no Hospital de Dia de Imunohemoterapia.

É um serviço de urgência permanente (24 horas por dia) e transversal a toda a instituição, tendo como objetivos principais assegurar a gestão rigorosa das existências de componentes sanguíneos, promover a segurança no processo transfusional e garantir a eficiência dos resultados analíticos imuno-hematológicos.

O Serviço conta ainda com áreas externas de apoio aos utentes, nomeadamente a consulta externa e o Hospital de Dia de Imunohemoterapia.

 

Medicina Transfusional

 

Missão

Assegurar a observação médica, diagnóstico e cuidados de saúde a utentes referenciados para a medicina transfusional, em regime de ambulatório, e garantir a aplicação racional de componentes sanguíneos e hemoderivados para os utentes do Centro Hospitalar do Oeste que deles necessitem, avaliando e interpretando clinicamente os resultados laboratoriais, quer decorrentes do estudo dos doentes, quer no contexto da preparação de componentes sanguíneos para transfusão.

 

Hospital Dia

 

Política da Qualidade

1. Promover um acompanhamento personalizado dos utentes em consulta ou em sessão de hospital de dia, assegurando o seu acesso, satisfação e segurança;

2. Assegurar uma gestão rigorosa dos stocks de componentes sanguíneos e hemoderivados, promovendo uma utilização eficiente dos mesmos;

3. Promover a segurança no processo transfusional;

4. Garantir a eficiência dos resultados analíticos imuno-hematológicos;

5. Dinamizar a evolução do Sistema de Gestão da Qualidade implementado, através da participação, envolvimento e actualização dos profissionais do Serviço procurando, simultaneamente, integrar as melhores práticas nacionais e internacionais aplicáveis à actividade;

6. Assegurar a disponibilização de informação, atempada e relevante, de suporte à decisão e à melhoria contínua do Serviço.

Hospital Dia Imuno

 

Atividade Assistencial

 

Serviço de Urgência

Serviço permanente, em funcionamento 24 horas por dia.

 

Consulta Externa

Destina-se sobretudo ao estudo, diagnóstico e terapêutica das alterações do hemograma (anemias, leucopénias e trombocitopénias), alterações da coagulação, hemocromatoses primárias e secundárias, poliglobulias e consulta pré-cirúrgica.

 

Servico Medicina Transfucional Unidade Caldas da Rainha

 

Hospital de Dia de Imunohemoterapia

Permite tratar utentes em regime de ambulatório, traduzindo-se numa melhoria significativa da qualidade de vida desses mesmos utentes.

Permite também uma gestão adequada dos recursos hospitalares, reduzindo o tempo de internamento nalguns casos e evitando a ida dos doentes ao Serviço de Urgência quando não há indicação para isso.

Permite também o tratamento adequado e assertivo a utentes candidatos a cirurgias. Possibilita ainda o tratamento de doentes seguidos em Hospital de Dia de Oncologia de forma a que os mesmos não interrompam os seus ciclos (quimioterapia e/ou radioterapia).

 

Hospital Dia Imunohemoterapia

 

Laboratório de Imunohematologia

Responsável pela realização de todos os testes imunohematológicos que garantam a eficiência dos resultados analíticos e a segurança do utente.

Atua diretamente nas seguintes áreas:

- Estudo pré-transfusional dos utentes candidatos a transfusão e dos componentes sanguíneos a transfundir;

- Estudo das anemias hemolíticas e contributo para o esclarecimento das anemias de causa desconhecida;

- Estudo pré-natal da grávida;

- Despiste da doença hemolítica do recém-nascido.

 

Laboratorio de Imunohematologia CR                    Laboratorio de Imunohematologia TV

 

Banco de Sangue

Assegura a gestão rigorosa das existências de componentes sanguíneos.

 

Unidades de Sangue

 

Acesso

O acesso dos utentes ao Serviço de Medicina Transfusional é feito através de indicação médica dos serviços de urgência, internamento e consulta do Centro Hospitalar do Oeste.

 

Recursos Humanos

Médicos: 3

Técnicos de Análises Clínicas e Saúde Pública com perfil em Imunohematologia: 10

Enfermeiros: 3 (2 a tempo inteiro e 1 a tempo parcial)

Assistentes Técnicos: 2

Assistentes Operacionais: 2

 

Resultados do Questionário de Avaliação da Satisfação dos Utentes do Serviço de Medicina Transfusional referentes ao primeiro trimestre de 2017.Ver...

 

Localização, Horários e Contactos

Unidade de Caldas da Rainha

Localização: O Serviço de Medicina Transfusional localiza-se no piso 1 do bloco das Consultas Externas, junto aos serviços de Patologia Clínica e Saúde Ocupacional.

Horário: O Secretariado funciona entre as 08h30 e as 15h30

Contactos: 262 830 300 (ext. 2432) |   Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Unidade de Torres Vedras

Localização: O Serviço de Medicina Transfusional localiza-se no piso -1 do edifício principal, junto aos serviços de Radiologia e Patologia Clínica.

Horário: O Secretariado funciona entre as 08h00 e as 15h00

Contactos: 261 319 417 |  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.