Urgência e VMER

 

Servi√ßo de Urg√™ncia M√©dico-Cir√ļrgica

 

Unidade de Caldas da Rainha

Contactos  Telefone: 262 830 300

 

Unidade de Torres Vedras

Contactos Telefone: 261 319 300

 

Serviço de Urgência Básica

 

Unidade de Peniche

Contactos Telefone: 262 780 900 (extens√£o 117) E-mail: Este endere√ßo de email est√° protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Viatura Médica de Emergência e Reanimação

O Servi√ßo de Urg√™ncia do CHO disp√Ķe de duas Viaturas M√©dicas de Emerg√™ncia e Reanima√ß√£o (VMER), com base Hospitalar, no servi√ßo de urg√™ncia das Unidades de Caldas da Rainha e Torres Vedras, respetivamente, que exercem a sua atividade no √Ęmbito da emerg√™ncia pr√©-hospitalar. S√£o atualmente duas das 44 VMER que, estrategicamente distribu√≠das em Portugal, complementam a rede de emerg√™ncia pr√©-hospitalar do Instituto Nacional de Emerg√™ncia M√©dica.

Atuando na depend√™ncia direta dos CODU (Centros de Orienta√ß√£o de Doentes Urgentes), estas viaturas s√£o concebidas para o transporte r√°pido de uma equipa m√©dica, diretamente ao local onde se encontra(m) a(s) v√≠tima(s) de acidente ou doen√ßa s√ļbita, tendo como objetivo a sua estabiliza√ß√£o pr√©-hospitalar, in√≠cio de tratamento e respetivo acompanhamento m√©dico, quando necess√°rio, at√© √† Unidade de Sa√ļde mais adequada √† sua situa√ß√£o cl√≠nica.

Estas equipas são constituídas por um Médico e um Enfermeiro, com formação específica ministrada e certificada pelo INEM, sendo que os Enfermeiros são ainda habilitados com o curso de condução em marcha de emergência a fim de poderem conduzir a respetiva VMER.

Estas Viaturas M√©dicas transportam equipamento de suporte avan√ßado de vida (por exemplo oxig√©nio, material de entuba√ß√£o traqueal, desfibrilhador, ventilador ou f√°rmacos) e de abordagem ao politraumatizado (como, por exemplo, plano duro, colares cervicais, colete de extra√ß√£o ou talas de imobiliza√ß√£o), permitindo √† equipa uma abordagem prim√°ria em situa√ß√Ķes de emerg√™ncia, inclusive algumas manobras de ‚Äúlife-saving‚ÄĚ.

 

 file1-1-2file-1-1-3

 

 

Unidade de Caldas da Rainha

 

Miss√£o

A equipa da VMER da Unidade das Caldas da Rainha tem como miss√£o prestar cuidados altamente diferenciados a v√≠timas de acidente ou doen√ßa s√ļbita, em situa√ß√£o de emerg√™ncia, sendo que o seu principal objectivo consiste na sua estabiliza√ß√£o pr√©-hospitalar e no acompanhamento m√©dico durante o transporte para uma Unidade Hospitalar - Servi√ßo de Urg√™ncia. Presta tamb√©m apoio no transporte inter-hospitalar de doentes cr√≠ticos.

A VMER assume ainda a responsabilidade de participar em ac√ß√Ķes de forma√ß√£o na √°rea da emerg√™ncia (SBV, SAV, entre outros) dos profissionais do CHO e da popula√ß√£o do concelho em que est√° inserida, nomeadamente nas escolas e outros estabelecimentos de ensino.

 

Vis√£o

A VMER da Unidade de Caldas da Rainha procura:

- Prestar cuidados pré-hospitalares de elevada qualidade, eficientes e eficazes;

- Satisfazer as necessidades das popula√ß√Ķes das √°reas de influ√™ncia e atra√ß√£o do CHO - Unidade de Caldas da Rainha e outras, no √Ęmbito da emerg√™ncia pr√©-hospitalar;

- Promover um elevado grau de motivação e satisfação de todos os seus elementos;

- Manter um forte espírito de equipa.

 

Valores

A VMER da Unidade de Caldas da Rainha rege-se pelos seguintes valores:

- Respeito pelos valores da vida consagrados na Carta dos Direitos Humanos, na Carta dos Direitos e Deveres do Doente e nos Códigos Deontológicos das respectivas Ordens Profissionais;

- Respeito pela dignidade individual dos doentes e dos seus familiares;

- Responsabilidade e sentido ético na prestação de cuidados;

- Utilização racional e responsável dos equipamentos e meios colocados à disposição da equipa para o exercício da sua atividade;

- Incentivo à atualização científica dos elementos da equipa.

 

VMER Unidade CaldasRainha

VMER da Unidade de Caldas da Rainha

 

 

Em caso de acidente ou doen√ßa s√ļbita, ligue 112.

Ao marcar o 112, est√° a ligar para o n√ļmero europeu de emerg√™ncia, comum a diversas situa√ß√Ķes, tais como sa√ļde, inc√™ndios, assaltos ou roubos.

A sua chamada ser√° atendida por uma central de emerg√™ncia da PSP, que por sua vez canaliza as chamadas que relativas √† sa√ļde para os CODU do INEM.

Esta chamada é gratuita, acessível a partir de qualquer ponto do país e disponível 24 horas por dia.

 

 

Unidade de Torres Vedras

A VMER da Unidade de Torres Vedras iniciou o seu funcionamento no dia 27 de Agosto de 2009, tendo j√° ultrapassado as 10000 ativa√ß√Ķes desde a sua cria√ß√£o. Em mais de 425.000 km percorridos, foram at√© ao momento socorridas cerca de 10400 v√≠timas.

file2-1

Desenvolve a sua atua√ß√£o servindo a √°rea populacional referente aos Concelhos de Torres Vedras, Mafra, Lourinh√£, Sobral de Monte Agra√ßo e Cadaval, correspondendo a cerca de 1073 km2 e a aproximadamente 206.000 habitantes. Podendo no entanto, sempre que seja considerado necess√°rio e justificado pela entidade competente (CODU) deslocar-se a outras √°reas geogr√°ficas para prestar o seu apoio m√©dico diferenciado, nomeadamente em situa√ß√Ķes de cat√°strofe.

Grafico VMER TVD


De acordo com a reestrutura√ß√£o prevista pelo INEM que contempla a integra√ß√£o das VMER‚Äôs no Servi√ßo de Urg√™ncia do Hospital a que pertencem, de forma a otimizar os recursos, desde o dia 01 de Setembro de 2011 a VMER de Torres Vedras passou a operar desta forma sendo atribu√≠da a responsabilidade de gest√£o deste meio de Socorro ao Diretor e Enfermeiro Chefe do Servi√ßo de Urg√™ncia desta Unidade Hospitalar, respetivamente o Dr. Jo√£o Miguel Martins e Enf¬ļ Lu√≠s Gonzaga.

Atualmente est√£o nomeados respetivamente como M√©dico Coordenador da VMER de Torres Vedras o Dr. Tiago Barros e como Enfermeiro Coordenador o Enf.¬ļ Vitor Lopes ambos elementos operacionais deste meio de socorro que servindo como elementos de liga√ß√£o t√™m por miss√£o coadjuvar a chefia acima referida na gest√£o dos recursos deste sector.

A VMER de Torres Vedras teve o seu regulamento interno aprovado pelo ent√£o Conselho de Administra√ß√£o no dia 08 de agosto de 2012, estando nele descrita a estrutura org√Ęnica e funcional da sua atividade.

Para al√©m do socorro pr√©-hospitalar, a equipa desta VMER tem igualmente colaborado em diversas a√ß√Ķes de forma√ß√£o e sensibiliza√ß√£o no seio do CHOeste, bem como junto da popula√ß√£o das √°reas sob sua influ√™ncia.

file-1-1-4VMER Torres Vedras Oeste

 Dados atualizados em 01 de abril de 2017