Gabinete do Cidadão 

 

LivroElogios

 

Carta dos Direitos e Deveres dos Doentes. Ver...

Carta dos Direitos de Acesso dos Utentes do SNS. Ver...

Lei n.º 15/2014 de 21 de março - Lei consolidando a legislação em matéria de direitos e deveres do utente dos serviços de saúde. Ver... 

 

Natureza e Fins

O Gabinete do Cidadão é um instrumento de gestão dos serviços e um meio de defesa dos utentes e tem como missão recolher, tratar e encaminhar as exposições (reclamações, sugestões e elogios/agradecimentos) dos cidadãos.


O Despacho Ministerial nº 8958/2013, publicado em Diário da República no dia 9 de Julho de 2013, determina que os Gabinetes do Utente (criados nos termos e para os efeitos do disposto no Despacho Ministerial nº 26/86 de 30 de Junho), a funcionar nos hospitais, centros hospitalares e unidades locais de saúde, passem a designar-se por Gabinetes do Cidadão.

 

Objectivos

• Melhorar o atendimento dos doentes;
• Fomentar a Humanização dos Serviços;
• Promover a eficácia e a qualidade;
• Reforçar a acessibilidade.

 

Atribuições

• Informar os utentes dos seus direitos e deveres;
• Receber reclamações sobre o funcionamento dos Serviços;
• Reduzir a escrito as reclamações orais, quando os exponentes se encontram impossibilitados de o fazer;
• Receber sugestões, elogios/agradecimentos dos utentes/cidadãos;
• Recolher da imprensa local, informação referente à Instituição hospitalar, no âmbito do Gabinete do Cidadão (exposições);
• Contribuir para a Humanização.


 

Unidade de Caldas da Rainha

Existem vários instrumentos ao seu dispor para nos enviar a sua exposição (sugestão, reclamação ou elogio/agradecimento).

Via de Apresentação das Exposições:

  • No Gabinete do Cidadão - Atendimento personalizado efectuado por uma Assistente Social.
  • Livro de Elogios - Diversos livros disponíveis no Gabinete do Cidadão, no Serviço de Urgência (24 horas) e na Gestão de Doentes.
  • Livro de Reclamações - Disponíveis em todos os Serviços.
  • Caixas de Sugestões/Opiniões -  nas áreas de Espera do Serviço Urgência, Consulta Externa (2), Serviço Social/Gabinete do Cidadão.
  • Via Postal:

Gabinete do Cidadão
Centro Hospitalar do Oeste - Unidade de Caldas da Rainha
Rua Diário de Notícias
2500-176 Caldas da Rainha

  • Por E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Horário e Local de Funcionamento

O Gabinete do Cidadão do CHOeste - Unidade de Caldas da Rainha funciona todos os dias úteis das 9h às 12h30h e das 14h às 17h, no Serviço Social, junto à Consulta Externa de Cardiologia.

Contacto telefónico - 262 830 313

 

 

Unidade de Torres Vedras

Existem vários instrumentos ao seu dispor para nos enviar a sua exposição (sugestão, reclamação ou elogio/agradecimento).

Via de Apresentação das Exposições: 

  • No Gabinete do Cidadão - Atendimento personalizado efectuado por uma Assistente Social. 
  • Livro de Elogios - Diversos livros disponíveis no Gabinete do Cidadão, no Serviço de Urgência (24 horas) e na Consulta Externa.
  • Livro de Reclamações - Diversos livros disponíveis no Gabinete do Cidadão, no Serviço de Urgência (24 horas), Consulta Externa, Admissão de Doentes da Cirurgia de Ambulatório, Serviço de Medicina Física e Reabilitação. 
  • Via Postal

Gabinete do Cidadão
Centro Hospitalar do Oeste - Unidade de Torres Vedras
Rua Dr. Aurélio Ricardo Belo
2560-324 Torres Vedras 

 Horário e Local de Funcionamento

O Gabinete do Cidadão do CHOeste - Unidade de Torres Vedras funciona todos os dias úteis das 9h às 12h30 e das 14h às 17h, no Serviço Social, junto à Gestão de Doentes.

Contacto telefónico - 261 319 283

 

 

Unidade de Peniche

O Gabinete do Cidadão da Unidade de Peniche funciona de forma idêntica ao da Unidade de Caldas da Rainha.  Existem vários instrumentos ao seu dispor para nos enviar a sua exposição (sugestão, reclamação ou elogio/agradecimento).

 

Via de Apresentação das Exposições:

  • No Gabinete do Cidadão - Atendimento personalizado efectuado por uma Assistente Social.
  • Livro de Elogios - Disponível no Gabinete do Cidadão.
  • Livro de Reclamações – A informação referente à existência do Livro de Reclamações encontra-se divulgada em todos os serviços da Unidade hospitalar, estando disponível o Livro de Reclamações no Gabinete do Cidadão.

Fora do horário de funcionamento do Gabinete do Cidadão, o Livro de Elogios e o Livro de Reclamações é disponibilizado pelo Serviço de Admissão de Doentes. 

  • Caixas de Sugestões/Opiniões - Existente no corredor, junto ao Gabinete do Cidadão. 
  • Via Postal

Gabinete do Cidadão
Centro Hospitalar do Oeste - Unidade de Peniche
Rua Humberto Delgado
2520-447 Peniche 

  • Por E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

 

Horário e Local de Funcionamento 

O Gabinete do Cidadão do CHOeste - Unidade de Peniche funciona todos os dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 17h, no Serviço Social, estando localizado no piso zero.

Contacto telefónico – 262 780 900 / Ext. 127