Centros de Responsabilidade Integrados
Os Centros de Responsabilidade Integrados (CRI) são estruturas de gestão intermédia, dependentes dos conselhos de administração dos hospitais EPE (entidades públicas empresariais) que integram a rede SNS.
Estas estruturas são dotadas de autonomia funcional e técnica, mediante o estabelecimento de um compromisso de desempenho assistencial e económico-financeiro. Os profissionais que integram estes centros de responsabilidade poderão aceder a incentivos institucionais e financeiros diretamente relacionados com o desempenho alcançado.
A criação dos CRI constitui-se como um processo de reorganização interna para a prestação de cuidados, que pressupõe a apresentação de um projeto assistencial e a negociação dos seus termos com os conselhos de administração das unidades hospitalares onde se integram.
O modelo de regulamento está previsto na Portaria n.º 330/2017, de 31 de outubro, alterada pela Portaria n.º 71/2018, de 8 de março.
No CHOeste existem três Centros de Responsabilidade Integrados: Pneumologia, Psiquiatria e Saúde Mental e Oftalmologia.
CRI Pneumologia
Diretor do Serviço – Dr.ª Maria Teresa Falcão
Enfermeira Chefe – Enf.ª Goreti Rainho
Gestora – Dra. Andreia Silva
No final de 2020 o Serviço de Pneumologia foi transformado em Centro de Responsabilidade Integrado (CRI).
Missão
O Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar do Oeste, EPE tem como missão o tratamento adequado dos doentes do foro respiratório, a nível do internamento e ambulatório, com rigor e excelência técnica, científica e organizativa, com ética profissional, humanidade e justiça social, respeitando a Constituição da República Portuguesa e o compromisso do SNS.
Visão
A visão do CRI de Pneumologia assenta na construção de comunidades saudáveis, num ambiente saudável, através de ações de promoção da saúde, prevenção, tratamento e recuperação da doença, numa lógica de proximidade e padrões de qualidade e de excelência.
Valores
A par dos valores do CHO, EPE de que é parte integrante, bem como da honestidade e ética em cada ação, o Serviço de Pneumologia assume os seguintes valores, como suporte da sua cultura organizacional:
a) Centralidade no utente, através da personalização dos cuidados e da participação ativa de cada Utente no respetivo processo de reabilitação;
b) Respeito pela dignidade e individualidade de cada pessoa;
c) Equidade no acesso atempado dos utentes às prestações de saúde;
d) Qualidade e efetividade na prestação de cuidados de saúde, atendendo à multidisciplinaridade e Saúde integral do indivíduo. Compromisso permanente com a melhoria contínua da qualidade e Segurança dos utentes e dos trabalhadores;
e) Inovação organizacional, investigação e formação dos trabalhadores, tendo como fim último a melhoria dos ganhos em saúde;
f) Responsabilidade na utilização eficiente e eficaz dos recursos disponíveis e respeito pelo ambiente;
g) Ética e transparência nas decisões e no relacionamento com todos os stakeholders;
h) Parcerias com outras entidades do SNS e da comunidade, na prossecução de objetivos comuns, tendo em vista a continuidade dos cuidados e a melhoria do estado de saúde da população;
Áreas de Intervenção
Atividade Assistencial
Prestação de cuidados de saúde, tanto em regime de ambulatório como de internamento, direcionados para uma variedade de mais de 40 doenças respiratórias, agudas e crónicas, com elevada prevalência e/ou complexidade, exigindo por vezes cuidados muito diferenciados:
i. A dependência tabágica;
ii. As doenças das vias aéreas: asma brônquica, doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e as bronquiectasias;
iii. As neoplasias torácicas (cancro do pulmão, mesotelioma, timoma, etc.);
iv. As perturbações respiratórias relacionadas com o sono;
v. A patologia difusa do interstício;
vi. A patologia da pleura;
vii. As doenças Infecciosas envolvendo o pulmão e a pleura nomeadamente a tuberculose, as pneumonias, a gripe e a COVID-19;
viii. As doenças vasculares pulmonares;
ix. As doenças do imunocomprometido, como a SIDA, com envolvimento pleuropulmonar;
x. As manifestações pulmonares das doenças sistémicas;
xi. As doenças restritivas com compromisso ventilatório (doenças neuromusculares e da parede torácica) e as síndromes de hipoventilação central;
xii. As doenças genéticas, como a fibrose quística e a deficiência de alfa-1-antitripsina e outras doenças raras, como a discinésia ciliar primária.
Ensino Pré e Pós-graduado
Formação de internos do internato médico de Pneumologia e de outras áreas de especialização como a Medicina Geral e Familiar e a Medicina Interna, bem como de alunos de Medicina em estágios de verão, através de acordos com a Associação Nacional dos Estudantes de Medicina (ANEM).
Investigação Clínica
Participação em ensaios clínicos de várias áreas (doença pulmonar obstrutiva crónica, asma);
Realização de estudos prospetivos, retrospetivos e casos clínicos.
Internamento/Enfermaria
O Serviço de Pneumologia dispõe de 15 camas de internamento destinadas a doentes com patologia do foro respiratório distribuídas por cinco salas.
Apoio de uma equipa multidisciplinar de médicos pneumologistas, enfermeiros, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica (cardiopneumologistas), uma fisioterapeuta e uma nutricionista. Conta ainda com o apoio da equipa de Psicologia e Serviço Social. A assistência espiritual e religiosa está também disponível, a pedido dos doentes.
Atualmente o Serviço foi convertido em internamento exclusivamente dedicado à patologia COVID-19 com 12 camas, tendo uma enfermaria com 3 camas como zona considerada intermédia e 3 camas para a patologia respiratória não-COVID, localizadas no Serviço de Medicina A.
Hospital de Dia
O Hospital de Dia é uma estrutura organizacional com um espaço físico próprio, dotado de meios técnicos e humanos qualificados, que visa a prestação de cuidados de saúde em ambulatório por um período não superior a 12 horas, em alternativa à hospitalização tradicional, não requerendo estadia durante a noite.
O âmbito do funcionamento do hospital de dia assenta nas seguintes dimensões:
– Dimensão Social – mantendo o doente na comunidade diminuindo o absentismo, a dependência e aumentando a qualidade de vida;
– Dimensão Económica – pretende-se evitar ou reduzir os internamentos, promovendo a alta precoce, reduzir a demora média, otimizando os recursos de forma a aumentar a eficiência;
– Dimensão Técnica – permitindo uma abordagem diferenciada do ponto de vista pneumológico, seja em relação a técnicas diagnósticas (invasivas ou não), ou a aplicação de tratamentos não medicamentosos, como ventiloterapia, seja na insuficiência respiratória ou outras patologias, promovendo a adesão do doente ao tratamento.
Assim, o Serviço de Pneumologia pretende, a breve trecho, após terminar o internamento Covid-19, ativar o Hospital de Dia.
Consulta Externa
O Serviço de Pneumologia assegura vários tipos de consultas:
– Consulta de Pneumologia Geral
– Consulta de Alergologia Respiratória
– Consulta de Asma Grave
– Consulta de Patologia Respiratória do Sono
– Consulta de Cessação Tabágica
– Consulta de Doenças do Interstício Pulmonar
– Consulta de Diagnóstico Rápido Pneumológico
– Consulta Pós-COVID
Unidade de Técnicas de Pneumologia (UTP)
O Serviço de Pneumologia realiza vários atos médicos de diagnóstico e terapêutica:
– Broncoscopia flexível
· Recomendações: Broncofibroscopia
– Técnicas endoscópicas diagnósticas acessórias (biópsia brônquica, lavado bronco-alveolar,…)
– Técnicas endoscópicas terapêuticas (tamponamento de hemoptises, extração de corpo estranho,…)
– Ecografia torácica
– Toracocentese diagnóstica e evacuadora
– Toracostomia com drenagem subaquática
– Biópsia pleural
· Recomendações: Toracentese-Biópsia pleural
– Biópsia e punção aspirativa transtorácica
– Pleurodese química
Laboratório de Função Respiratória (LFR)
As Provas de Função Respiratória (PFR) são exames que permitem o diagnóstico, a avaliação da resposta ao tratamento e a monitorização da evolução das doenças respiratórias, através do estudo da função pulmonar. Por vezes, são também solicitadas para avaliação pré-operatória, avaliação da Incapacidade, estudos epidemiológicos e Investigação.
Compete ao Cardiopneumologista a sua realização.
- Características: São exames simples e indolores que apenas requerem a colaboração ativa do doente.
- Recomendações: PFR
- Contraindicações:
- Instabilidade cardiovascular ou enfarte agudo do miocárdio (≤1 mês);
- Cirurgias torácicas, abdominais, oftalmológicas e neurológicas recentes (≤1 mês);
- Aneurismas (torácico, abdominal ou cerebral);
- Tromboembolismo pulmonar;
- Pneumotórax;
- Hemoptises;
- Tuberculose ativa;
- Dor torácica ou abdominal (qualquer que seja a origem);
- Náuseas ou diarreia;
- Demência ou estado confusional;
- Limitação física que impeça a realização das manobras;
- Incapacidade de compreender/executar instruções;
- Recusa do doente.
As PFR incluem diversos exames realizados no Serviço de. Pneumologia:
- Espirometria
- Pletismografia Corporal Total
- Teste de Broncodilatação
- Teste de Provocação Inalatória Inespecífica
- Capacidade Difusão
- Pressões Respiratórias Máximas
- Gasimetria Arterial
- Oximetria de Pulso
Laboratório de Sono (LS)
Existem vários tipos de Estudos do Sono. No Laboratório de Sono do Serviço de Pneumologia realizam-se atualmente os de tipo II, III e IV
Estão indicados para o diagnóstico de Síndrome de Apneia/Hipopneia do Sono e Síndrome de Obesidade/Hipoventilação.
Compete ao Cardiopneumologista a sua realização.
-
- Características: Os sensores são externos e não invasivos, não causando dor. Permitem registar a atividade do sono, o Fluxo Oro-nasal, os Movimentos Toraco-abdominais, a Frequência Cardíaca, a Saturação Periférica de O2 e a Roncopatia.
- Recomendações: Estudo do sono
Serviço de Urgência
Os médicos do Serviço de Pneumologia dão apoio de consultadoria e realização de exames complementares de diagnóstico e terapêutica urgentes, sempre que presentes.
Recursos Humanos
Pneumologistas:
– António Domingos
– António Silva
– Teresa Falcão
– Maria João Tavares
– Natália André
– Paula Raimundo
– Aurora Bragança
– Carla Cardoso
– Daniel Duarte
– Carina Silvestre (Interna)
– Ricardo Cordeiro (Interno)
– André Nunes (Interno)
– Maria João Cavaco (Interna)
Enfermeiros:
– Goreti Rainho
– Alexandra Pereira
– Catarina Esteves
– Carla Roças
– Cátia Domingos
– Júlia Oliveira
– Alexandra Sampaio
– Guilhermina Ramos
– Ricardo Rebelo
– Victor Oliveira
– Nascimento Salgueiro
– Cristina Batista
– Tiago Sousa
– Carina Martins
– Joana Domingos
– Everilde Glória
– Manuela Oliveira
Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica – Cardiopneumologia:
– Susana Barriga
– Marco Antunes
– Sara Rosário
– Laura Monteiro
Assistentes Técnicos:
– Idalina Bezerra
– Elisabete Oliveira
– Eunice Dias
Assistentes Operacionais:
– Paula Morais
– Maria José Ribeiro
– Isabel Reis
– Isabel Dias
– Rosária Estrela
– Simone Gomes
– Sílvia Costa
– Ermelinda Pereira
– Franklin Oliveira
– Elisabete Pereira
– Andreia Jesus
– Tânia Cabrita
Gestor da Área: Andreia Silva
Acesso
O acesso dos doentes ao Serviço de Pneumologia é feito através de indicação médica dos Serviços de Urgência, Internamento e Consulta Externa do Centro Hospitalar do Oeste e através de referenciação pelos Cuidados de Saúde Primários (Centros de Saúde ou Unidades de Saúde Familiar) e de médicos de instituições IPSS, privadas, do sector social, etc.
Localização, Horários e Contactos
Localização
O Serviço de Pneumologia localiza-se no piso 0 do edifício principal da Unidade de Torres Vedras.
Horário
Secretariado da Enfermaria: segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.
Secretariado da Consulta Externa/UTP/LFR/LS: segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.
Contactos
Tel 261 319 300
Extensão do Secretariado da Enfermaria: 3234
Extensão do Secretariado da Consulta Externa e UTP: 3231
Email do Secretariado: adm.pneumologia.tv@choeste.min-saude.pt
CRI Psiquiatria e Saúde Mental
Diretora – Dr.ª Patrícia Frade
Enfermeiro Coordenador – Enf.º Nuno Borda de Água
Gestora – Dr.ª Ana Isabel Pires
Missão
O CRI tem por missão a prestação de cuidados de saúde dentro do perfil assistencial definido no seu contrato-programa anual, garantido a centralidade no utente, a acessibilidade, a tempestividade, a continuidade, a qualidade, a eficiência e a efetividade da prestação de cuidados de saúde, tendo como objetivo a melhoria dos resultados e dos ganhos em saúde.
Recursos Humanos
Médicos Psiquiatras:
- Patrícia Frade – Diretora
- Ana Lúcia Moreira
- Ana Luísa Poças
- Cátia Dias
- Catarina Jesus
- Hugo Silva
- João Cruz
- Lucília Oliveira
- Manuel Carvalho (32h/mês)
- Sofia Marques
Psicólogas:
- Celeste Narciso
- Mónica Grais
- Sílvia Frade
- Susana Esteves
Enfermeiros Especialistas Saúde Mental:
- Ana Patrícia Oliveira
- Cristina Ribeiro
- Fátima Silva
- Nuno Borda de Água
- Vera Leal
Administrativas:
- Conceição Maio
- Dilia Ribeiro
- Isabel Gregório
- Maria da Luz Santos
Assistentes Operacionais:
- Maria Carmo Lopes
- Patrícia Pereira
- Susana Lopes
Valências
- Consulta Externa
- Psiquiatria de Ligação
- Psiquiatria Comunitária
- Investigação
Consultas de Subespecialidade
- Gerontopsiquiatria
- Intervenção em Crise
- Perturbação Afectiva Bipolar
- Primeiro Episódio Psicótico
- Psico-oncologia
- Sexologia Clínica
Projetos futuros em desenvolvimento
- Internamento de Agudos – Unidade de Peniche
- Hospital de Dia – Unidade de Caldas da Rainha
- Hospital de Dia – Unidade de Peniche
- Hospital de Dia – Unidade de Torres Vedras
Contactos
Unidade de Caldas da Rainha
Tel 262 830 300
Email: psiquiatria@choeste.min-saude.pt
Unidade de Peniche
Tel 262 780 900
Email: psiquiatria@choeste.min-saude.pt
Unidade de Torres Vedras
Tel 261 319 300
Email: psiquiatria@choeste.min-saude.pt
Unidade de Psiquiatria da Infância e da Adolescência
Coordenadora – Dr.ª Cláudia Cabido
Contactos
Tel 262 830 300
Email: psiquiatria@choeste.min-saude.pt
CRI Oftalmologia
Diretor – Dr. Pedro Alfaiate
Enfermeira-coordenadora – Enf.ª Teresa Leal
Gestora – Dra. Maria José Mira
Missão, Visão e Valores
A MISSÃO do Serviço de Oftalmologia é prestar cuidados de qualidade, pela aplicação de boas práticas clínicas na abordagem da patologia ocular, com recurso a uma equipa de profissionais motivados e disponíveis para dar resposta às reais necessidades da comunidade.
A VISÃO do Serviço de Oftalmologia é desenvolver a atividade assistencial de forma a tornar-se um serviço de referência na área da educação para a saúde e no diagnóstico e tratamento da patologia ocular.
Os VALORES do Serviço de Oftalmologia são:
– Planeamento
Desenvolver um trabalho dinâmico, que fomente um adequado planeamento dos serviços prestados, de modo a possibilitar a aplicação de boas práticas clínicas em prol da qualidade de vida da população e dos objetivos institucionais.
– Honestidade e Respeito
Ter por base de trabalho os valores da honestidade e do respeito pela pessoa, pautando-se pelos códigos deontológicos inerentes à especificidade de cada categoria profissional.
– Parceria de cuidados com a pessoa
Desenvolver uma boa relação entre as pessoas e os prestadores de cuidados de saúde, criando mecanismos de educação para a saúde, que estimulem a participação ativa da pessoa no seu percurso de saúde.
– Ganhos em Saúde
Pretende-se adotar estratégias eficientes, que permitam o diagnóstico e tratamento precoce, de modo a minimizar as repercussões negativas da diminuição da visão sobre a qualidade de vida no plano pessoal, familiar e profissional, reduzindo deste modo os custos sociais.
Áreas de Atividade
Consulta Externa
O Serviço de Oftalmologia encontra-se vocacionado para prestar um atendimento oftalmológico generalista, dando prioridade aos doentes em idade pediátrica, aos doentes diabéticos e aos doentes idosos com baixa visão.
Técnicas de Diagnóstico:
O Serviço de Oftalmologia dispõe dos seguintes meios complementares de diagnóstico:
– Auto-refractómetro/queratómetro;
– Frontofocómetro Manual;
– Biomicroscópio;
– Tonometria de Sopro;
– Tonómetro de aplanação de Goldmann;
– Perimetria Estática Computorizada (OCTOPUS);
– Biometria;
– Coordímetro de Weiss;
– Oftalmoscópio direto e indireto;
– Testes de visão cromática;
– Sistema de testes integrados no Digital Chart (testes de acuidade visual para a visão de perto e para visão de longe; testes de visão binocular)
– Tomografia de coerência óptica;
– Angiografia fluoresceínica.
Técnicas de tratamento:
– Laser fototérmico;
– Reabilitação ortóptica.
Gabinete de Consulta
Bloco operatório:
– Cirurgias de catarata;
– Injeções intra-vítreas;
– Outras intervenções cirúrgicas.
Recursos Humanos
Oftalmologistas: Dr. Pedro Alfaiate
Enfermeira: Maria José Silva
Ortoptistas: Técnica Diana Marta | Técnico Tiago Cipriano
Secretária Administrativa: Maria João Torrado
Localização
O Serviço de Oftalmologia localiza-se na Consulta Externa, na Unidade de Caldas da Rainha e na Unidade de Torres Vedras.
Horário de Funcionamento
O Secretariado funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 13h e das 14h às 18h.
De segunda a sexta-feira o Serviço de Oftalmologia tem períodos para consultas e realização de meios complementares de diagnóstico e tratamento.
Contactos
Tel 262 830 300 | 261 319 300