Neurologia

 

Diretor do Serviço: Dr. Paulo Santos 

Dr. Fernando Martins
Drª. Carolina Pires

A Neurologia é a especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento de todas as patologias neurológicas, quer do sistema nervoso central, quer do sistema nervoso periférico.

 

Algumas das patologias abordadas pela Neurologia incluem:
- Cefaleias/enxaqueca (dor de cabeça)
- Epilepsia (convulsões) 
- Perturbações cognitivas/Demência (Doença de Alzheimer, demência vascular, …)
- Doenças do movimento (Doença de Parkinson, tremor, síndrome das pernas inquietas,…)
- Doenças desmielinizantes (Esclerose múltipla)
- Neuropatias periféricas/dor neuropática (neuropatia diabética, paramiloidose, síndrome do túnel cárpico, …)
- Miopatias/Doenças da junção neuromuscular (Miastenia Gravis)
- Acidente vascular cerebral/acidente isquémico transitório


A abordagem do doente neurológico quer-se multidisciplinar. Por um lado, inúmeras doenças sistémicas e seus tratamentos poderão levar a envolvimento neurológico. Por outro, o Neurologista utiliza medicamentos que poderão estar contraindicados em várias patologias ou que poderão ter interações com a terapêutica concomitante. A história familiar também é muito importante pois por vezes as doenças neurológicas poderão ter etiologia genética.


Muitas vezes é necessária colaboração com outras especialidades, nomeadamente a Medicina Interna, a Neurocirurgia, a Oftalmologia, a Otorrinolaringologia, a Reumatologia, a Psiquiatria e a Medicina Física e Reabilitação, entre muitas outras.

 

Atividade Assistencial


Consulta Externa
A consulta externa de Neurologia é realizada diariamente nos dias úteis exceto às quartas-feiras. São observados doentes encaminhados de outras especialidades do Centro Hospitalar, do Serviço de Urgência e também dos Centros de Saúde na dependência do Centro Hospitalar do Oeste. Para além da Consulta de Neurologia Geral, que acompanha as patologias acima descritas, existe uma consulta específica para seguimento dos doentes com Esclerose Múltipla (Consulta de Doenças Desmielinizantes), realizada com periodicidade trimestral.

 

Apoio aos Serviços de Internamento e da Urgência
O Serviço de Neurologia presta colaboração às outras especialidades médicas e cirúrgicas em contexto de doentes internados ou doentes do Serviço de Urgência do Centro Hospitalar do Oeste, sempre que existir patologia neurológica.

 

Hospital de Dia
A atividade do Serviço de Neurologia em Hospital de Dia encontra-se integrada no Hospital de Dia Polivalente da Unidade de Torres Vedras. No Hospital de Dia são realizados procedimentos diagnósticos (punção lombar) e terapêuticas endovenosas, nomeadamente medicamentos imunomodeladores em doentes com doenças desmielinizantes. Dado a periodicidade de alguns destes tratamentos, o episódio do Hospital de Dia é também, em colaboração com a equipa de enfermagem, momento de reavaliação clínica e laboratorial. A equipa de enfermagem presta ainda ensinos relativamente a terapêuticas de novo a realizar no domicílio, quer sejam terapêuticas injetáveis (intramusculares e/ou subcutâneas) quer de administração oral. A Consulta de Enfermagem no âmbito de doenças desmielinizantes encontra-se em formalização.