Urgência e VMER
Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica
Unidade de Caldas da Rainha
Contactos Telefone: 262 830 300
Unidade de Torres Vedras
Contactos Telefone: 261 319 300
Serviço de Urgência Básica
Unidade de Peniche
Contactos Telefone: 262 780 900 (extensão 117) E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Viatura Médica de Emergência e Reanimação
O Serviço de Urgência do CHO dispõe de duas Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER), com base Hospitalar, no serviço de urgência das Unidades de Caldas da Rainha e Torres Vedras, respetivamente, que exercem a sua atividade no âmbito da emergência pré-hospitalar. São atualmente duas das 44 VMER que, estrategicamente distribuídas em Portugal, complementam a rede de emergência pré-hospitalar do Instituto Nacional de Emergência Médica.
Atuando na dependência direta dos CODU (Centros de Orientação de Doentes Urgentes), estas viaturas são concebidas para o transporte rápido de uma equipa médica, diretamente ao local onde se encontra(m) a(s) vítima(s) de acidente ou doença súbita, tendo como objetivo a sua estabilização pré-hospitalar, início de tratamento e respetivo acompanhamento médico, quando necessário, até à Unidade de Saúde mais adequada à sua situação clínica.
Estas equipas são constituídas por um Médico e um Enfermeiro, com formação específica ministrada e certificada pelo INEM, sendo que os Enfermeiros são ainda habilitados com o curso de condução em marcha de emergência a fim de poderem conduzir a respetiva VMER.
Estas Viaturas Médicas transportam equipamento de suporte avançado de vida (por exemplo oxigénio, material de entubação traqueal, desfibrilhador, ventilador ou fármacos) e de abordagem ao politraumatizado (como, por exemplo, plano duro, colares cervicais, colete de extração ou talas de imobilização), permitindo à equipa uma abordagem primária em situações de emergência, inclusive algumas manobras de “life-saving”.
Unidade de Caldas da Rainha
Missão
A equipa da VMER da Unidade das Caldas da Rainha tem como missão prestar cuidados altamente diferenciados a vítimas de acidente ou doença súbita, em situação de emergência, sendo que o seu principal objectivo consiste na sua estabilização pré-hospitalar e no acompanhamento médico durante o transporte para uma Unidade Hospitalar - Serviço de Urgência. Presta também apoio no transporte inter-hospitalar de doentes críticos.
A VMER assume ainda a responsabilidade de participar em acções de formação na área da emergência (SBV, SAV, entre outros) dos profissionais do CHO e da população do concelho em que está inserida, nomeadamente nas escolas e outros estabelecimentos de ensino.
Visão
A VMER da Unidade de Caldas da Rainha procura:
- Prestar cuidados pré-hospitalares de elevada qualidade, eficientes e eficazes;
- Satisfazer as necessidades das populações das áreas de influência e atração do CHO - Unidade de Caldas da Rainha e outras, no âmbito da emergência pré-hospitalar;
- Promover um elevado grau de motivação e satisfação de todos os seus elementos;
- Manter um forte espírito de equipa.
Valores
A VMER da Unidade de Caldas da Rainha rege-se pelos seguintes valores:
- Respeito pelos valores da vida consagrados na Carta dos Direitos Humanos, na Carta dos Direitos e Deveres do Doente e nos Códigos Deontológicos das respectivas Ordens Profissionais;
- Respeito pela dignidade individual dos doentes e dos seus familiares;
- Responsabilidade e sentido ético na prestação de cuidados;
- Utilização racional e responsável dos equipamentos e meios colocados à disposição da equipa para o exercício da sua atividade;
- Incentivo à atualização científica dos elementos da equipa.
VMER da Unidade de Caldas da Rainha
Em caso de acidente ou doença súbita, ligue 112.
Ao marcar o 112, está a ligar para o número europeu de emergência, comum a diversas situações, tais como saúde, incêndios, assaltos ou roubos.
A sua chamada será atendida por uma central de emergência da PSP, que por sua vez canaliza as chamadas que relativas à saúde para os CODU do INEM.
Esta chamada é gratuita, acessível a partir de qualquer ponto do país e disponível 24 horas por dia.
Unidade de Torres Vedras
A VMER da Unidade de Torres Vedras iniciou o seu funcionamento no dia 27 de Agosto de 2009, tendo já ultrapassado as 10000 ativações desde a sua criação. Em mais de 425.000 km percorridos, foram até ao momento socorridas cerca de 10400 vítimas.
Desenvolve a sua atuação servindo a área populacional referente aos Concelhos de Torres Vedras, Mafra, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Cadaval, correspondendo a cerca de 1073 km2 e a aproximadamente 206.000 habitantes. Podendo no entanto, sempre que seja considerado necessário e justificado pela entidade competente (CODU) deslocar-se a outras áreas geográficas para prestar o seu apoio médico diferenciado, nomeadamente em situações de catástrofe.
De acordo com a reestruturação prevista pelo INEM que contempla a integração das VMER’s no Serviço de Urgência do Hospital a que pertencem, de forma a otimizar os recursos, desde o dia 01 de Setembro de 2011 a VMER de Torres Vedras passou a operar desta forma sendo atribuída a responsabilidade de gestão deste meio de Socorro ao Diretor e Enfermeiro Chefe do Serviço de Urgência desta Unidade Hospitalar, respetivamente o Dr. João Miguel Martins e Enfº Luís Gonzaga.
Atualmente estão nomeados respetivamente como Médico Coordenador da VMER de Torres Vedras o Dr. Tiago Barros e como Enfermeiro Coordenador o Enf.º Vitor Lopes ambos elementos operacionais deste meio de socorro que servindo como elementos de ligação têm por missão coadjuvar a chefia acima referida na gestão dos recursos deste sector.
A VMER de Torres Vedras teve o seu regulamento interno aprovado pelo então Conselho de Administração no dia 08 de agosto de 2012, estando nele descrita a estrutura orgânica e funcional da sua atividade.
Para além do socorro pré-hospitalar, a equipa desta VMER tem igualmente colaborado em diversas ações de formação e sensibilização no seio do CHOeste, bem como junto da população das áreas sob sua influência.
Dados atualizados em 01 de abril de 2017