Centro Hospitalar do Oeste disponibiliza apoio em saúde mental destinado aos Profissionais e aos Utentes

07 de abril de 2020

No âmbito da pandemia COVID-19, o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Oeste criou linhas telefónicas de apoio em saúde mental para os profissionais.

Estes, devido à natureza das suas funções, são um grupo de trabalhadores que apresenta um elevado risco de infeção e perturbação emocional, proveniente do tipo de cuidados prestados em ambiente hospitalar, e dos altos níveis de stress a que estão sujeitos. Nesse sentido, foi criada uma linha de apoio em saúde mental para os profissionais.

Para os utentes do Centro Hospitalar do Oeste e seus familiares que, no âmbito da pandemia, sejam casos suspeitos ou confirmados com COVID-19, o médico assistente referencia-os, em caso de necessidade, para Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHOeste. O apoio em Saúde Mental prestado será preferencialmente através de telefone, de forma a reduzir risco de transmissão e de infeção, sem prejuízo de deslocação do técnico ao serviço de internamento, quando manifestamente necessário.

No que respeita ao apoio a crianças, adolescentes e seus familiares/cuidadores, suspeitos ou confirmados com COVID-19, a referenciação deverá ser realizada através do médico pediatra assistente.

O acompanhamento dos restantes utentes, não suspeitos ou confirmados, mantém-se, estando o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHOeste a realizar consultas presenciais consideradas urgentes, bem como consultas não presenciais. Em caso de necessidade, os utentes poderão contactar o Departamento, preferencialmente por via telefónica, através do número 262 830 362.

Os utentes e profissionais são a nossa primordial preocupação, estando o Centro Hospitalar do Oeste a desenvolver todos os esforços para assegurar a resposta necessária nesta fase extraordinária e complexa.