"O Papel da Psicologia na Saúde" em debate no Centro Hospitalar do Oeste

No dia 8 de maio de 2013 decorreu o III Encontro de Psicólogos do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), cuja organização esteve a cargo do Serviço de Psicologia Clínica da Unidade de Torres Vedras do CHO. "O Papel da Psicologia na Saúde" foi o tema principal desta iniciativa, que se realizou no Auditório do Centro de Formação da Unidade do Barro.

IIIEncontropsicologosCHO

Durante este encontro, foi debatido o contexto atual da saúde mental no Oeste e os novos rumos a tomar sobre esta área, que cada vez mais se destaca como um grave problema de saúde pública. A Psicologia na área da Saúde no Oeste foi encarada numa perspectiva multidisciplinar e integrada, através de uma partilha de experiências e de visões que permitirá enfrentar os novos desafios e realidades com que se deparam os profissionais de saúde mental da região.

O papel da Psicologia Clínica foi também um dos principais motes dos diversos debates, com o intuito de esclarecer a função e os benefícios da avaliação e intervenção psicológica no contexto da Saúde.

Entre os palestrantes, estiveram presentes representantes de diversas entidades, entre as quais: Telmo Batista, Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses; Isabel Leal, Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Instituto Universitário) e Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde; Noélia Canudo, Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa; Ana Pisco, Diretora Clinica do ACES Oeste Norte; Joaquim Moura, Diretor Clinico do ACES Oeste Sul e Ana Umbelino, Vereadora da Câmara Municipal de Torres Vedras.