Consulta de Cardiologia Pediátrica no Centro Hospitalar do Oeste

Desde 7 de novembro, o Serviço de Pediatria e o Serviço de Obstetrícia do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) passaram a ter disponível a consulta de Cardiologia Pediátrica.

A presença desta nova especialidade no CHO resulta da parceria concretizada por um protocolo estabelecido com o Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (CHLO), através da presença, mensal, de uma médica especialista na Consulta Externa da Unidade de Caldas da Rainha.

Pretende-se com esta parceria ter um serviço de proximidade para as crianças residentes na área de abrangência do CHO, evitando a deslocação de crianças e famílias para os Hospitais Centrais.

O Serviço de Cardiologia Pediátrica do CHLO é um Centro de Referência de Cardiopatias Congénitas, que faz parte da Rede de Referência Europeia ERN GUARD-Heart, e integra também o Centro de Referência de Cardiologia Estrutural.

Além da realização, no CHO, de consultas de Cardiologia Pediátrica, pretende-se que sejam realizados atos de diagnóstico (ecocardiograma transtorácico e ecocardiograma fetal), para discussão de casos clínicos e decisão terapêutica. Será também realizada referenciação de doentes para seguimento e/ou realização de procedimento no CHLO, após as reuniões de decisão terapêutica.

 

Partilhar: