Provedor do Utente
1. Mensagem do Provedor
Caro Utente,
A sua mensagem deve ser precisa e bem explicativa sobre a ocorrência em causa, a qual deseja ver satisfeita com o objetivo de facilitar a melhor acessibilidade e/ou melhor resolução possível, dentro das melhores práticas de prestação de cuidados hospitalares enquadradas pela estrutura, processo e dinâmica logística de resultados do Centro Hospitalar do Oeste, integrado na rede hospitalar do SNS.
Hoje, o cuidado centrado na Pessoa/Doente passa, cada vez mais, pelo envolvimento e participação da Pessoa/Doente, Familiares, Equipa Prestadora de Cuidados, Gestão Hospitalar, de forma equilibrada, a fim de tornar os cuidados de saúde mais confortáveis, seguros e com mais garantia de qualidade dos resultados.
Conforme a Constituição de República Portuguesa, temos o direito à saúde e o dever de saúde. No art.º 64 do texto constitucional: «todos têm direito à proteção da saúde e o dever de a defender e promover».
Como promotores ativos da nossa saúde temos de praticar estilos de vida saudáveis que nos ajudem a prevenir a doença e a promover a saúde.
Aprendi que há três pilares básicos para promover a saúde e prevenir a doença: Alimentação Saudável e Ecológica, sem excessos; Exercício Físico, Saudável e Ajustado, sem excessos e Pensamento Positivo.
Temos a visão holística da Pessoa/Doente tal como defendeu o Sir. William Osler (1848-1919), médico fundador da Medicina Clínica de Base Científica, dizia que : «Era mais importante conhecer o Doente que tem a Doença do que conhecer a doença que o Doente tem».
O Provedor do Utente do CHOeste compromete-se a compreender as suas missivas expressas nas várias formas de comunicação, para fazendo o seu melhor, e ajudar na resolução dos problemas registados como Utente, Familiar ou seu Representante.
Poderá escrever uma mensagem ao Provedor, preenchendo o formulário abaixo.
Agradecemos a melhor atenção e compreensão manifestadas.
Muito Obrigado.
José Marques,
Provedor do Utente do Centro Hospitalar do Oeste
2. Nota curricular
José Marques, Administrador Hospitalar, aposentado
Iniciou funções como administrador hospitalar no Centro Hospitalar de Caldas da Rainha, em 1986.
Foi administrador-delegado no Hospital de Peniche(1988/1989).
Foi administrador-delegado no Hospital de Alcobaça (1991/1999).
Como administrador hospitalar de carreira exerceu funções no Hospital de Santa Maria, Hospital de Torres Novas, no Centro Hospitalar do Médio Tejo (Abrantes, Torres Novas e Tomar) , inicio em 2000.
Pela experiência profissional no Médio Tejo, foi mentor do Hospital Oeste Norte, (1 ideia estratégica 3 em 1), em substituição de: Hospital de Caldas da Rainha, Hospital de Alcobaça e Hospital de Peniche). Aprovado por resolução do Conselho de Ministros, em 28 de agosto de 2008. Não edificado por falta de consenso autárquico para a sua localização.
Fez estágios profissionais: no hospital de Universitário de Cochin , 1995, Paris; na Klinikum de Minden, 1992; Alemanha, no Hospital de Madison, 1988,EUA, no Central Manchester Healthcare Trust, 1997, Inglaterra.
Foi administrador no Centro Hospitalar de Leiria (2007/2020)
É licenciado em economia. ISCTE, 1978
Pós-graduado em Administração Hospital, ENSP, 1984/1986
Pós-graduado em Gestão e Administração Pública, ISCSP, 2003
Foi colaborador na revista “Medicina & Saúde”.
No exercício profissional foi focado na colocação da Pessoa/Doente no centro e lógica da Administração do SNS.
É autor do livro “A Gestão da Saúde. A Saúde da Gestão”, publicado em dezembro de 2002.
3. Como contactar o Provedor do Utente
É muito simples. Basta preencher o formulário seguinte e poderá expor o problema ou sugestão ao Provedor do Utente.