Serviços Clínicos
Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica
Unidade de Caldas da Rainha
Contactos
Telefone: 262 830 300
E-mail: sad.urgencia@choeste.min-saude.pt
Unidade de Torres Vedras
Contactos
Telefone: 261 319 300 | Extensão: 3340 | 3223
E-mail: adm.urgencia.tv@choeste.min-saude.pt
Serviço de Urgência Básica
Unidade de Peniche
Contactos
Telefone: 262 780 900 | Extensão: 117
E-mail: subpeniche@choeste.min-saude.pt
Bloco Operatório
Bloco Operatório
Unidade de Caldas da Rainha
Diretora do Serviço – Dra. Ágata Ferreira
Enfermeiro-Chefe José Manuel Figueiredo
Contactos
Tel 262 830 325
Email: sec.bloco@choeste.min-saude.pt
Unidade de Torres Vedras
Diretora do Serviço – Dra. Adelaide Candeias
Enfermeira-Chefe Teresa Leal
Contactos
Tel 261 319 327
Psiquiatria da Infância e Adolescência
Psiquiatria da Infância e Adolescência
Responsável médico – Dra Cláudia Cabido
A Psiquiatria da Infância e da Adolescência é a especialidade médica, que tem como objetivo conhecer o processo do desenvolvimento mental das crianças e adolescentes, aborda as dificuldades emocionais, do comportamento e da socialização das crianças e adolescentes, sempre em articulação com as famílias. Para além de todo o processo de diagnóstico, esta especialidade acompanha a criança ou o adolescente durante o processo de psicoterapia.
A Pedopsiquiatria articula-se frequentemente com outras especialidades médicas e com outros técnicos das áreas da saúde e da educação, através de equipa multidisciplinar, com o objetivo de identificar e, se necessário, modificar os fatores que poderão estar a interferir negativamente no desenvolvimento intelectual e psicoafetivo da criança ou adolescente.
Contactos
Tel 262 830 300
Email – sec.psicologia@choeste.min-saude.pt
Anestesiologia
Anestesiologia
Diretor do Departamento e do Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar do Oeste
Dr. António Moniz de Sousa
Contacto
Email: antonio.sousa@choeste.min-saude.pt
Telefone: 262 830 300
Unidade de Torres Vedras
Coordenadora do Serviço de Anestesiologia: Dra. Manuela Pinto
Contacto
Telefone: 261 319 327
Cardiologia
Cardiologia
Diretor do Serviço – Dr. Ernesto Carvalho, Assistente Sénior de Cardiologia
Coordenadora: Dr.ª Cristina Almeida, Cardiopneumologista Especialista
Gestora: Dr.ª Andreia Silva
Unidade de Caldas da Rainha | Unidade de Torres Vedras
Contactos
Tel 262 830 377 | E-mail: seccard@choeste.min-saude.pt
Horário do Secretariado: de 2ª a 6ª feira das 09h às 17h
Caraterização do Serviço
O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar do Oeste tem como missão o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de doentes com doença cardíaca suspeita ou confirmada.
Por definição é um serviço vocacionado para o doente cardíaco agudo, e acompanhamento do doente crónico, em particular para a abordagem das situações que envolvem a doença cardíaca isquémica (enfarte do miocárdio) e a insuficiência cardíaca aguda.
Para além da atividade assistencial o serviço colabora com todo o hospital na realização de meios complementares de diagnóstico, bem como na observação de doentes para as quais se justifica uma colaboração de foro cardiológico.
O Serviço está ainda vocacionado para a intervenção nas áreas da formação de profissionais de saúde e em áreas de investigação, em particular em colaboração com outras instituições científicas, nacionais e no estrangeiro.
Atividade Assistencial
URGÊNCIA E INTERNAMENTO
O serviço observa diariamente os doentes do foro cardiológico tanto no Serviço de Urgência como nos Serviços de Internamento
CONSULTA EXTERNA
O serviço realiza diariamente consulta a doentes de ambulatório, referenciados pelo próprio serviço, pelo Serviço de Urgência e pelos cuidados primários.
MEIOS COMPLEMENTARES DE DIAGNÓSTICO
O Centro Hospitalar do Oeste conta com a prestação de um corpo de Técnicos Superiores das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica – Cardiopneumologistas – altamente qualificado.
O avanço tecnológico que se tem registado nos últimos anos no sector da saúde e a especialização profissional imprescindível que lhe está associada conferem atualmente aos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica um papel determinante nas equipas de saúde. Assim, a inovação tecnológica patente no Centro Hospitalar do Oeste conta com a prestação de um corpo de Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica altamente qualificado, com padrões rigorosos em termos técnicos, pessoais e de experiência profissional.
Os Cardiopneumologistas exercem a sua ação no contexto morfo-funcional e fisiopatológico dos sistemas cardiovascular, cerebrovascular e respiratório, através da realização de exames de diagnóstico e ações terapêuticas, nomeadamente, na execução de electrocardiogramas, provas ergométricas, ecocardiogramas, provas funcionais respiratórias, estudos do sono, estudos ambulatórios da função cardiovascular, estudos de ecodoppler vasculares periféricos e cerebrovasculares. Colaboram ainda em atos invasivos de diagnóstico e terapêutica cardiovascular, em reanimação cardiorespiratória e nos meios de suporte de vida em cirurgia cardiotorácica através de tecnologia extracorporal.
No CHO são realizados, por rotina, no Serviço de Cardiologia, diversos exames de diagnóstico, cuja marcação se encontra centralizada no secretariado existente em Caldas da Rainha:
- Electrocardiograma de repouso (ECG). Saber mais…
- Electrocardiograma contínuo de Holter. Saber mais…
- Pressurometria Arterial Ambulatória (MAPA). Saber mais…
- Prova de Esforço (PE). Saber mais…
- Ecocardiografia Transtorácica Modo M/2D com estudo Doppler (ETT). Saber mais…
- Ecocardiografia de Esforço. Saber mais…
- Ecocardiografia de Contraste. Saber mais…
- Ecocardiografia Transesofágica. Saber mais…
- Ecocardiografia de Sobrecarga Farmacológica. Saber mais…
Cirurgia de Ambulatório
Cirurgia de Ambulatório
Unidade de Caldas da Rainha
Contactos
Tel 262 830 300 | Email: sec.cir.ambulatorio@choeste.min-saude.pt
Unidade de Torres Vedras
Contactos
Tel 261 319 311 | Email: adm.ambulatorio.tv@choeste.min-saude.pt
Resultados do Questionário de Avaliação da Satisfação dos Utentes da Cirurgia de Ambulatório da Unidade de Torres Vedras referentes ao ano de 2022 – Clique aqui
Certificação
Âmbito de certificação:
Prestação de Cuidados de Saúde (Pré, Intra e Pós-Operatório) na Unidade de Torres Vedras.
Cirurgia Geral
Cirurgia Geral
Unidade de Caldas da Rainha
Diretora do Serviço – Dr.ª Ágata Estevão Ferreira
Enfermeiro Chefe – Enf. João António Domingos
Unidade de Torres Vedras
Diretor do Serviço – Dr. João Martins
Enfermeiro Chefe – Enf.º Mapril Pinheiro
O Serviço de Cirurgia do Centro Hospitalar do Oeste funciona nas Unidades de Caldas da Rainha, com 24 camas, 4 das quais atribuídas ao Serviço de Gastroenterologia, e de Torres Vedras, com 50 camas, 6 das quais atribuídas ao Serviço de Otorrinolaringologia. É um serviço diligente e ambicioso, que pretende atingir níveis de excelência em diversas áreas, entendendo com isso, um elevado nível técnico, a par do respeito pelos Utentes e seus familiares.
Missão
O Serviço de Cirurgia Geral tem por missão assegurar o atendimento permanente e humanizado à população que serve, procurando garantir aos Utentes um tratamento de excelência, fundamentado nas boas práticas, sem descurar o respeito fundamental pela sua individualidade e direitos humanos.
A Cirurgia Geral é uma especialidade base absolutamente fundamental, que tem vindo a afirmar-se no quadro das valências do Centro Hospitalar do Oeste e responde com qualidade e humanização às necessidades dos Utentes desta região.
Atividade Assistencial
Principais patologias tratadas:
• Cirurgia da pele e tecidos moles subcutâneos;
• Cirurgia da Tiroideia;
• Cirurgia da Mama;
• Cirurgia Ginecológica (designadamente a via abdominal);
• Cirurgia Urológica (designadamente órgãos genitais externos);
• Cirurgia dos Membros Inferiores (designadamente varizes);
• Cirurgia Abdominal (Parede e Aparelho Digestivo).
A atividade do Serviço é distribuída por períodos de consulta, por períodos operatórios para Cirurgia Convencional e de Ambulatório e pelo atendimento diário (24 horas) nos Serviços de Urgência Médico-Cirúrgica de Caldas da Rainha e Torres Vedras.
Formação
Em ambas as unidades hospitalares, além das funções docentes pós-graduadas (preparação de Internos de Cirurgia), com idoneidade pela Ordem dos Médicos para três anos, e de Internos do Ano Comum, o serviço presta colaboração pré-graduada a alunos de Medicina em estágios de verão, através de acordos com a Associação Nacional dos Estudantes de Medicina (ANEM).
Acesso
O acesso dos Utentes ao Serviço de Cirurgia Geral é feito através de indicação médica dos serviços de urgência, internamento e consulta do Centro Hospitalar do Oeste e através de referenciação pelos cuidados de saúde primários (Centros de Saúde ou Unidades de Saúde Familiar).
Recursos Humanos
O Serviço de Cirurgia do Centro Hospitalar do Oeste conta com os seguintes profissionais:
Unidade de Caldas da Rainha
Médicos: 10 (sendo que 2 são internos do complementar)
Enfermeiros: 22
Secretárias de Unidade: 2
Assistentes Operacionais: 10
Unidade de Torres Vedras
Médicos: 13
Enfermeiros: 38
Secretárias de Unidade: 2
Assistentes Operacionais: 21
Localização, Horários e Contactos
Localização
Unidade de Caldas da Rainha
O Serviço de Cirurgia Geral localiza-se no piso 2 do edifício principal da Unidade de Caldas da Rainha.
Unidade de Torres Vedras
O Serviço de Cirurgia Geral (A e B) localiza-se no piso 1 do edifício principal da Unidade de Torres Vedras.
Horário
O Secretariado do Serviço de Cirurgia Geral funciona de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 17h00.
Contactos
Unidade de Caldas da Rainha
Tel 262 830 324
Email: sec.cirurgia@choeste.min-saude.pt
Unidade de Torres Vedras
Cirurgia A – Tel 261 319 344
Cirurgia B – Tel 261 319 275
Consulta Externa
Consulta Externa
Unidade de Caldas da Rainha
Contactos
Tel 262 830 300
Email: consultas.caldasdarainha@choeste.min-saude.pt
Unidade de Peniche
Contactos
Tel 262 780 900 / 262 780 909
Email: consultas_peniche@choeste.min-saude.pt
Unidade de Torres Vedras
Contactos
Tel 261 319 321/ 371
Dermatologia
Dermatologia
Coordenador do Serviço – Dra Fernanda Neves
Unidade de Caldas da Rainha
Contactos
Tel 262 830 300
Gastrenterologia
Gastrenterologia
Diretor do Serviço – Dr. António Curado
Enfermeira chefe – Enfª Fernanda Rodrigues
Atividade Assistencial
O Serviço de Gastrenterologia desenvolve atividades clínicas assistenciais na área da Gastrenterologia e, subsidiariamente, atividades formativas. As áreas de atividade e diferenciação técnica do Serviço de Gastrenterologia distribuem-se pelas seguintes áreas: Consulta Externa
Funciona todos os dias da semana e presta cuidados na especialidade de Gastrenterologia Geral e na subespecialidade de Hepatologia. Distinguem-se ainda períodos de consultas específicas como consulta de Proctologia e consulta de Doença Inflamatória Intestinal.
Consultas de Gastrenterologia Geral: Dr. António Curado, Dra. Ana Tomás e Dra. Célia Neto
Consultas de Hepatologia: Dra. Ana Tomás
Consulta de Proctologia: Dra. Ana Tomás, Dra. Célia Neto
Consulta de Doença Inflamatória Intestinal: Dr. António Curado, Dr. João Baranda
Hospital de Dia
São realizadas terapêuticas especificas em perfusão endovenosa ou injetáveis.
Unidade de Endoscopia Digestiva e outras Técnicas de Gastrenterologia
Realiza atos médicos de diagnóstico e terapêutica e nomeadamente: – Endoscopia Digestiva Alta (Esófago-Gastro- Duodenoscopia) – Reto-sigmoidoscopia – Colonoscopia total – Biópsias Endoscópicas – Polipectomia Endoscópica – Mucosectomia endoscópica – Dilatações Endoscópicas – Extracção de Corpos Estranhos do tubo digestivo – Escleroterapia de lesões sangrantes – Eletrocoagulação com Árgon-plasma – Laqueação de Varizes Esofágicas – Laqueação de Hemorroidas – Colocação de Sondas Naso-jejunais
– Colocação de PEG (gastrostomia endoscópica percutânea) – Colocação de Próteses Esofágicas – Colangio-Pancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE) – Esfincterectomia Endoscópica – Remoção de Cálculos da Via Biliar – Colocação de Próteses Biliares
– Colocação de Sondas Naso-biliares – Paracenteses Diagnósticas e Evacuadoras – Biópsias Hepáticas
– Endoscopia por cápsula (vídeo-cápsula endoscópica)
Serviço de Urgência
Os médicos gastrenterologistas dão apoio de consultadoria e realização de exames endoscópicos urgentes, sempre que presentes.
Acesso
Têm acesso ao Serviço de Gastrenterologia todos os doentes já acompanhados no Centro Hospitalar por internamento ou consultas de outras especialidades e todos os doentes referenciados pelo sistema AlertP1-CTH através do Centro de Saúde ou Unidade de Saúde Familiar, ou pelo seu médico assistente através de relatório.
O primeiro contacto com o serviço pode ser feito através da Consulta Externa, por marcação prévia (solicitada pelos médicos atrás indicados) ou em situações de urgência, através dos Serviços de Urgência do Centro Hospitalar.
Recursos Humanos
Gastrenterologistas do Serviço:
Dr. António Curado
Dra. Ana Maria Tomás
Dra. Célia Neto
Gastrenterologistas prestadores externos:
Dr. Luis Filipe Silva
Dr. Dário Gomes
Dr. João Baranda
Enfermeiros da Unidade de Endoscopia:
Enf.ª Tânia Rato
Enf.ª Carla Martins
Enf.ª Maria João Caetano
Enf. Fernando Ferreira
Enfermeiros do Hospital de Dia:
Enfª Maria João Milheiro
Enfª Maria João Santos (Unidade de Torres Vedras)
Assistentes Operacionais: Rosa Venceslau Silva Isabel Cordeiro
Manuela Marques
Cremilde Tavares
Célia Silva
Assistentes Técnicos:
Anabela Paixão
Mara Miguel
Localização, Horários e Contactos
O Serviço de Gastrenterologia (Unidade de Técnicas de Gastrenterologia e secretariado) localiza-se na área de Ambulatório da Unidade de Caldas da Rainha.
São realizadas consultas de Gastrenterologia na área de Consultas Externas da Unidade de Torres Vedras
Secretariado: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h30.
Unidade de Endoscopia: funciona de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 20h00, salvo algumas exceções.
Há períodos de Consulta Externa todos os dias da semana.
Tel 262 830 300
Tel do Secretariado 262830702
Extensão do Secretariado 2547
Extensão da Unidade de Endoscopia 2465
Extensão do Diretor de Serviço 2328
Extensão do Gabinete de Consultas 2618
Email: sec.gastro@choeste.min-saude.pt
Ginecologia e Obstetrícia
Ginecologia e Obstetrícia
Diretor do Serviço – Dr. Jorge Ribeiro
Enfermeira Chefe – Enf.ª Alcina Sousa
Gestor da Área – Dr. Nuno Pina
Informação para grávidas no âmbito da pandemia COVID-19
Folheto com recomendações para grávidas. Clique aqui
Linha de apoio. Clique aqui
Recursos Humanos
– Médicos Obstetras: 10
– Enfermeiros (total): 57
Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica: 20
Especialistas em Saúde Infantil e Pediátrica: 4
Enfermeiros Generalistas: 33
– Assistentes Técnicos Administrativos: 4
– Assistentes Operacionais: 24
– Médicos Pediatras
– Médicos Anestesistas
Quando necessário, o serviço pode recorrer a outros técnicos de saúde, nas mais diversas áreas, como Fisiatria, Medicina Interna, Psicologia, Nutrição, Serviço Social, etc. A assistência espiritual e religiosa está também disponível, a pedido dos utentes.
Missão
Conjugando o saber e o saber fazer, a nossa missão é assegurar a prestação de cuidados de saúde do foro obstétrico, ginecológico e neonatal à população da área de abrangência do CHOeste, através de uma gestão criteriosa dos recursos humanos e materiais colocados á nossa disposição.
Valores
A atividade assistencial assenta nos seguintes valores:
• Responsabilidade
• Ética
• Competência técnico-científica
• Humanização e qualidade no atendimento
• Equidade no acesso
• Trabalho de equipa
• Centralidade no utente
Caraterização do Serviço
Os serviços de Ginecologia/Obstetrícia do CHOeste prestam cuidados de qualidade às utentes no âmbito da vigilância da gravidez, parto, cuidados perinatais, planeamento familiar, infertilidade, ginecologia geral, ginecologia urológica, menopausa e patologia cervical.
O Serviço de Ginecologia dispõe de 13 camas destinadas a utentes do foro ginecológico, submetidas a tratamento médico ou cirúrgico; situado no Piso 2 da unidade de Caldas da Rainha.
Na mesma unidade de Caldas, no piso 3, situa-se o Serviço de Obstetrícia, dispondo de uma área destinada à Urgência de Obstetrícia e Ginecologia, Unidade de Internamento de Curta Duração, Bloco de Partos, Unidade de Cuidados Especiais Neonatais (UCEN) e 27 camas para internamento de grávidas e puérperas.
Bloco de Partos
Contíguo ao S. Urgência de Obstetrícia, destina-se principalmente à prestação de cuidados à mulher em trabalho de parto e puerpério imediato (período imediato ao parto, em regra 2 horas), bem assim como ao filho recém-nascido.
Participação do pai no trabalho de parto
O clima emocional do parto é influenciado positivamente pela participação do pai. A maternidade permite o acompanhamento, durante as 24 horas. O pai (ou pessoa significativa) desempenha um papel muito importante, no entanto deverá respeitar as orientações fornecidas pela equipa de saúde. Deve evitar sucessivas entradas e saídas do Bloco de Partos; sempre que necessite de o fazer, deve solicitar autorização. Não deve deambular pelo serviço, de forma a garantir a privacidade de todas as parturientes. Se necessitar de contactar a equipa, deve tocar à campainha e aguardar o atendimento.
Internamento
Após o nascimento, a mãe e o bebé permanecem no bloco de partos, durante 2 horas, após as quais, serão transferidos para a unidade de internamento (situada no mesmo piso), dando continuidade ao plano de cuidados à mãe e ao bebé.
Visita Médica e Assistência de Enfermagem
Todos os dias será observada pelo obstetra, e o seu bebé pelo pediatra. Durante as 24 horas haverá um enfermeiro(a) que estará junto de si e será o responsável pela prestação de cuidados de enfermagem a si e ao seu bebé. Solicite a sua ajuda sempre que necessário.
UCEN – Unidade de Cuidados Especiais Neonatais
A UCEN destina-se ao internamento de bebés (desde o nascimento até aos 28 dias de vida) que necessitem de tratamento ou vigilância particular. Está tecnologicamente dotada do equipamento adequado, para fazer face a uma grande diversidade de situações patológicas, emergentes ou não. É permitida a presença dos pais, durante o período de internamento, não sendo autorizadas outras visitas.
Serviço BabyCare
Desde o dia 01 de junho de 2107, que está em funcionamento no Centro Hospitalar do Oeste o serviço BabyCare, apoiado pela Fundação PT, que permite aos pais dos bebés internados na Unidade de Neonatologia acompanharem os seus filhos 24 horas por dia, a partir de um computador ligado à Internet.
Nesta unidade hospitalar, existem atualmente oito câmaras de vídeo ligadas a um servidor de IP, junto das incubadoras e berços que permite aos pais acederem mediante uma senha atribuída pelo hospital, à incubadora onde se encontra o bebé.
Manual de utilização do serviço BabyCare no CHOeste
O que trazer para a maternidade
No dia do Internamento deve trazer:
•Cartão de Cidadão; e Cartão de Beneficiário do Sistema Nacional de Saúde;
•Informação médica, nomeadamente o Boletim de Saúde da Grávida, carta do médico assistente e exames complementares de diagnostico (análises e ecografias);
•A primeira roupa e uma manta para o bebé, uns chinelos para a mãe.
No Internamento irá necessitar de:
Para a mãe: Camisas de dormir ou pijamas, 1 roupão, soutien de amamentação, 1 cinta pós-parto, produtos de higiene pessoal e chinelos de quarto e de banho.
Para o bebé: Fraldas descartáveis e roupa.
Visitas/Horários
- Visita Geral: das 15h00 às 17h00 – entrada de 3 pessoas de cada vez, podendo substituir-se, sem limitação do número.
- Visita Especial: das 19h00 às 20h00 – destina-se exclusivamente ao pai e filhos.
- Acompanhante: das 17h30 às 19h00.
Os seus familiares poderão obter informações através do número de telefone 262 830 300 (extensão 335) ou contactá-la diretamente (extensão 404).
Consultas Externas
As consultas externas, funcionam na unidade de Caldas da Rainha e Unidade de Saúde da Mulher em Torres Vedras, nas áreas:
Consultas de Obstetrícia
• Gravidez de risco
• Gravidez e diabetes
• Gravidez na adolescência
• Gravidez e Hipertensão
• Vigilância de gravidez> 36 semanas
Consultas de Ginecologia
• Ginecologia geral
• Patologia cervical
• Medicina da reprodução
• Planeamento familiar
• Ginecologia urológica
• Histeroscopia
Acesso
O acesso ao serviço faz-se através da referenciação do médico de família e do serviço de urgência.
Atividades / Projetos em execução no serviço
Visita guiada (dirigida aos futuros pais)
A Equipa de Saúde incentiva os futuros pais a visitarem o Serviço, antes do nascimento do bebé. É uma oportunidade de conhecer circuitos, normas e procedimentos e esclarecer dúvidas. As visitas guiadas efetuam-se todas as sextas-feiras pelas 14 horas, sendo necessário a inscrição prévia. Para tal deverá contactar o Secretariado do Serviço de Obstetrícia através de:
Telefone: 262 830 300 (ext. 405) – dias úteis, das 9h às 17h.
E-mail: sec.obstetricia@choeste.min-saude.pt
Nascer Cidadão – Registo da criança na Conservatória do Registo Civil
O projecto «Nascer Cidadão», consiste no registo (de nascimento) do bebé, no serviço de obstetrícia. O gabinete funciona de segunda a sexta das 14h às 17h e aos sábados das 10h às 13h. Insere-se numa iniciativa de desburocratização, que visa aproximar os registos e notariado do cidadão, simplificando procedimentos. Com a implementação deste projeto, os registos de nascimento são lavrados nas maternidades e hospitais, por funcionários do registo civil, sendo estes postos de atendimento, extensões das conservatórias. Facilita-se deste modo a vida do cidadão, que não terá de se deslocar à Conservatória do Registo Civil, para dar a conhecer à administração o nascimento dos seus filhos.
Nascer Utente – Inscrição da criança no Serviço Nacional de Saúde
Após o registo do Recém-Nascido no balcão do Nascer Cidadão, o Pai/Mãe apresenta o assento de Nascimento do filho, após o qual, as Secretárias Clínicas procederão ao registo dos dados do bebé no módulo NASCER UTENTE –WebRNU. Permite atribuir número de SNS aos recém-nascidos, inscrição no mesmo processo e médico de família, no Centro de Saúde/Unidade de Saúde onde a mãe se encontra inscrita, antes da saída da maternidade.
RANU – Rastreio Auditivo Neonatal Universal
O rastreio auditivo neonatal tem como objetivo a deteção precoce de défices auditivos, de modo a permitir um diagnóstico e intervenção atempados que possibilitem reduzir ou eliminar as consequências possíveis desses défices. A incidência de perda auditiva bilateral (estimada em 0,1 a 0,3% e em 2 a 4% dos recém-nascidos saudáveis e de risco, respetivamente), o impacto da audição no desenvolvimento da criança, nomeadamente na aquisição da linguagem e no desenvolvimento cognitivo e emocional, e ainda o facto de uma intervenção precoce ter um papel determinante no prognóstico, justificam a realização do rastreio auditivo neonatal.
O rastreio auditivo neonatal deve ser feito em todos os recém-nascidos antes da saída da maternidade ou, no máximo, até aos 30 dias de vida. Desta forma será possível completar o diagnóstico antes dos 3 meses de idade e iniciar a intervenção necessária até aos 6 meses de idade. O rastreio auditivo neonatal é feito através do método das otoemissões acústicas (OEA). É simples de realizar, rápido e não doloroso. No momento da realização deste teste, ser-lhe-ão dados esclarecimentos complementares.
Vacinação
O calendário vacinal do bebé inicia-se, por norma, na maternidade, antes da alta do bebé. Inclui a vacina anti-hepatite B e a identificação de crianças elegíveis para vacina da tuberculose se pertencentes a grupo de risco. Embora altamente recomendadas por todas as entidades de saúde, não são legalmente obrigatórias, pelo que será solicitada autorização à mãe para vacinar o bebé.
Rastreio cardiopatia congénita grave
É um procedimento muito simples, indolor e nada incomodativo para o bebé, que consiste na avaliação da saturação de oxigénio por via transcutânea e que permite identificar as situações que deverão ser alvo de uma investigação mais completa (cardiopatias graves).
Preparação para o Parto e Parentalidade
As sessões de preparação para o nascimento têm como objectivo desenvolver e criar competências que tornem os pais mais seguros, autónomos e confiantes, para ultrapassar alguns desconfortos, medos e receios que poderão surgir ao longo da gravidez, parto e puerpério. É uma oportunidade para adquirirem conhecimentos, aumentar a auto-estima, esclarecer questões e interagir com outros pais que estão a viver experiências semelhantes.
Podem participar as grávidas a partir das 28 semanas seguidas nas consultas de Obstetrícia do CHOeste, na Unidade de Caldas da Rainha e Unidade de Saúde da Mulher em Torres Vedras e grávidas que decidam ter o filho na maternidade de Caldas da Rainha.
As inscrições deverão ser efectuadas a partir das 20 semanas, através do preenchimento de ficha e entregue nos secretariados ou por correio electrónico para sec.obstetricia@choeste.min-saude.pt presencialmente ou via telefone (262830300–ext. 2405; 261319354) nos secretariados da Maternidade em Caldas da Rainha ou da Unidade de Saúde da Mulher em Torres Vedras.
Aleitamento Materno-Consulta Pós-Natal
A decisão de amamentar é da inteira e soberana vontade da mãe; o sucesso do aleitamento materno depende dela, do recém-nascido e da intervenção segura e efetiva dos enfermeiros no acompanhamento e apoio à prática da amamentação. O local de excelência para a concretização deste grande objetivo é a maternidade. Mais de 90% dos recém-nascidos saem das maternidades a mamar e ao fim de alguns dias menos de metade o fazem, parece-nos fundamental agir em tempo útil. No momento da alta será marcada Consulta Pós-Natal, a realizar pelos enfermeiros e pediatras da maternidade, que presta apoio efetivo às dúvidas e dificuldades práticas da amamentação.
Linha telefónica de apoio – Tel 926 629 357
As mães podem receber conselhos, esclarecer dúvidas e partilhar receios de forma a apoiar e promover o aleitamento materno após a alta hospitalar. Uma mãe bem informada e confiante e um recém-nascido a mamar bem, são o melhor contributo para o sucesso do aleitamento.
Contactos
Unidade de Caldas da Rainha
Tel 262 830 300 | E-mail: sec.obstetricia@choeste.min-saude.pt
Unidade de Torres Vedras
Tel 261 319 354 | E-mail: adm.obstetricia.tv@choeste.min-saude.pt
Hospital de Dia Polivalente
Hospital de Dia Polivalente
Unidade de Caldas da Rainha
Equipa
A equipa de Enfermagem é constituída por enfermeiros da equipa de Ambulatório / Consulta Externa :
– Enfermeira Fernanda Rodrigues – Enfermeira Chefe;
– Enfermeira Especialista Maria João Milheiro ;
– Enfermeira Teresa Almeida;
– Enfermeira Ana Rita Antunes.
Como Chegar
O Hospital de Dia Polivalente localiza-se no primeiro andar acima do piso das consultas externas junto ao Laboratório de análises.
Tem acesso pelas escadas junto da sala de espera ou pelo elevador do corredor da Consulta Externa.
Especialidades
– Reumatologia
– Gastrenterologia
– Dermatologia
– Imunoalergologia / Vacinação Anti-SARS-CoV2
– Cirurgia (Geral, Oncológica, Pé Diabético, Síndrome Intestino Curto )
– Neurologia
– Pneumologia
Que tratamentos fazemos
Realizamos tratamentos com medicamentos biológicos para tratar as diversas doenças auto-imunes, em situação aguda ou de cronicidade.
O medicamento pode ser administrado por diversas vias, o que vai determinar a duração do tratamento.
Quem acede aos tratamentos biológicos?
O início dos tratamentos com medicamentos biológicos são determinados pelos médicos das respetivas especialidades, quando os tratamentos convencionais deixam de surtir o efeito esperado.
O seu primeiro contacto com o Hospital de Dia
É referenciado ao Hospital de Dia pelo seu médico da consulta da especialidade.
Vai ser acolhido pela equipa de enfermagem que fará o agendamento do esquema terapêutico que irá iniciar de acordo com as indicações médicas.
Caso tenha que aguardar pelo medicamento, será contactado pela equipa de enfermagem assim que a farmácia hospitalar referenciar a disponibilidade do medicamento.
Se houver disponibilidade imediata da medicação, é realizado o agendamento em conformidade com a disponibilidade da sala de tratamentos e com a confirmação da presença do médico responsável pelo tratamento nesse dia.
Indicações para o início do tratamento
No dia em que inicia o tratamento pode tomar a sua refeição assim como toda a medicação habitual, exceto a que o médico lhe suspendeu.
Se é diabético deve fazer-se acompanhar de um pequeno lanche para assegurar a refeição intermédia.
Pode dirigir-se diretamente ao piso do Hospital-Dia sem ser necessário confirmar nos guichês de atendimento. Nesse momento, vai ser recebido pela equipa de enfermagem.
Ser-lhe-á disponibilizado um Folheto Informativo sobre processos de auto-vigilância no domicílio.
Pode trazer um livro ou qualquer objeto lúdico que o ajude a passar o tempo em caso de tratamentos mais longos.
Deve alertar os profissionais de saúde se souber que é alérgico a algum medicamento específico.
DEVE SER ACOMPANHADO APÓS A REALIZAÇÃO DO TRATAMENTO
Indicações para os tratamentos seguintes
Deve trazer o seu Cartão de Utente para se efetuar a marcação dos tratamentos.
Os tratamentos serão agendados com a sequência e intervalo de tempo determinado para cada tipo de protocolo e de acordo com instrução do seu médico, pelo que no final da sessão ficará com agendamento para o tratamento seguinte.
No caso das injeções sub-cutâneas é feito o ensino e treino para que possa auto-administrar o medicamento no seu domicílio, com recurso a dispositivos injetores adequados para facilitar o seu manuseamento.
Em caso de dúvidas contactar a equipa de saúde: médico assistente e/ou equipa de enfermagem.
Contactos
Unidade de Caldas da Rainha
Tel 262 830 300 | Extensão 2532
E-mail: hdia.polivalente.cr.@choeste.min-saude.pt
Imunoalergologia
Imunoalergologia
Coordenadora – Dr.ª Susana Rodrigues Carvalho
O Serviço de Imunoalergologia está preparado para dar resposta à generalidade dos procedimentos inerentes ao estudo e acompanhamento do doente alérgico, numa perspectiva de atividade assistencial predominantemente clínica.
As doenças alérgicas são, na sua grande maioria, doenças crónicas cada vez mais frequentes a nível mundial. Este fenómeno deve-se a múltiplos factores, como a poluição ambiental, o aumento de substâncias alergizantes nos alimentos, na água, e em contacto com a nossa pele, sendo também indiscutível o papel da hereditariedade. Faz, pois, cada vez mais sentido a existência de uma especialidade médica da natureza da Imunoalergologia, assumindo o Imunoalergologista o papel de gestor da doença alérgica em cada Utente (nas suas várias formas de expressão).
Missão, Visão e Valores
De entre as PATOLOGIAS a que a Imunoalergologia se dedica a ESTUDAR e TRATAR, destacam-se a asma brônquica, a rinite/ rinossinusite alérgica, a conjuntivite alérgica, o eczema atópico, a urticária, a anafilaxia, a alergia a medicamentos, a alergia a alimentos, a alergia ao veneno de vespa ou de abelha e as disfunções imunitárias.
Tratando-se de uma especialidade hospitalar, cuja patologia-alvo é de natureza multi-orgânica, é de extrema importância o estabelecimento de PARCERIAS entre o Serviço de Imunoalergologia e os restantes Serviços/ Unidades do Centro Hospitalar do Oeste, divulgando a especialidade e promovendo e optimizando o ACESSO do Utente internado ou urgente à Imunoalergologia. Existe também a preocupação em desenvolver uma boa articulação entre o Serviço de Imunoalergologia e os Cuidados de Saúde Primários da região, promovendo ações de formação.
Pretende-se também fomentar o ENSINO e a sensibilização pública, de modo a conseguir-se uma efetiva redução da exposição alergénica ambiental, nomeadamente doméstica, profissional e comunitária.
Temos vários projetos ao nível da COMUNIDADE, destacando-se o estabelecimento de parcerias com creches e escola, a promoção de ações de sensibilização de medidas preventivas de exposição alergénica ambiental e o desenvolvimento de ações de rastreio de doença alérgica na comunidade.
Atividade Assistencial
Consulta de Imunoalergologia (todos os grupos etários)
Inclui consultas previamente agendadas e consultas não programadas, como situações de avaliação de utentes internados ou referenciados pelo Serviço de Urgência e avaliação “urgente” de utentes já seguidos na consulta de Imunoalergologia. Inclui ainda a consulta de alergia ocupacional ao látex, numa parceria com o Serviço de Saúde Ocupacional.
Testes cutâneos por picada ou prick (com alergénios respiratórios ou alimentares)
São utilizados no estudo da doença alérgica (respiratória, cutânea e alimentar) para identificar o alergénio responsável pela sintomatologia, de modo a que se possam adoptar medidas de evicção.
Testes específicos de alergia medicamentosa
Provas de provocação com alimentos / medicamentos
No decurso da investigação de alergia a alimentos / medicamentosa, os resultados dos testes cutâneos e/ou das análises clínicas terão de ser sempre confrontados com a situação clínica. Contudo, em muitos casos, só a realização de uma prova de provocação poderá confirmar ou excluir a alergia ao alimento / medicamento em causa, orientando os conselhos no sentido da sua restrição ou evitando restrições desnecessárias.
Indução de tolerância a medicamentos
Nos casos de alergia comprovada a determinado medicamento, mas em que se considera imprescindível a toma do mesmo.
Indução de tolerância a alimentos
Nos casos de alergia comprovada a determinado alimento, com risco de contacto acidental com quantidades vestigiais (alergénios ocultos) e história prévia de reações graves potencialmente fatais.
Administração de imunoterapia específica alergénica subcutânea (vacinas)
Consiste na administração ao utente da substância à qual é alérgico (ácaros, poléns, fungos, pelos de animais). São administradas doses progressivamente crescentes e em intervalos regulares (geralmente de 4 em 4 semanas) de um extracto alergénico por um período de 3 a 5 anos. Esta forma de tratamento reduz os sintomas que ocorrem após a exposição às substâncias a que se é alérgico, levando a uma diminuição da intensidade e frequência das crises de asma, rinite ou eczema, redução ou atraso do aparecimento de novas alergias e de formas mais graves de alergia.
Administração de tratamentos específicos
Tratamento anti-IgE ou imunoterapia sublingual para látex.
Ensino de técnicas inalatórias
A maioria dos fármacos utilizados para o tratamento preventivo e/ou de crise da doença alérgica respiratória são administrados por via inalatória, de modo a aumentar a sua segurança (actuam directamente e quase exclusivamente no órgão-alvo que se pretende tratar). Contudo, se não forem cumpridos os vários passos da técnica inalatória, a sua eficácia será muito reduzida.
Ensino de medidas de controlo ambiental
O tratamento/controlo da doença alérgica assenta em 3 grandes pilares: medicamentos, redução da exposição ao alergénio (controlo ambiental) e imunoterapia específica alergénica (“vacina”). As medidas de controlo ambiental são explicadas a cada utente de forma personalizada, tendo em conta as características próprias do ambiente onde vive / trabalha.
Acesso
Todos os utentes da área do Centro Hospitalar do Oeste. A referenciação para a consulta pode ser feita internamente, por todos os serviços de todas as unidades hospitalares do CHO, para utentes de todos os grupos etários. Por via externa, a referenciação pode ser feita através dos cuidados de saúde primários, para utentes dos grupos etários pediátricos, prevendo-se que no futuro seja feita também para utentes de todos os grupos etários.
Recursos Humanos
Médicos
Dr.ª Susana Rodrigues Carvalho (Coordenadora)
Dr. Ruben Duarte Ferreira
Equipa de Enfermagem
Unidade de Caldas da Rainha – Enf.ª Fernanda Lucas, Enf.ª Maria do Carmo Santos e Enf.ª Maria João Milheiro
Unidade de Torres Vedras – Enf.ª Cristina Morais, Enf.ª Manuela Oliveira e Enf.ª Sofia Freire
Gestora da Área – Dr.ª Andreia Silva
Localização, Horários e Contactos
Localização
- Unidade de Caldas da Rainha – Consulta Externa (piso 0), Hospital de Dia Polivalente (piso 1);
- Unidade de Torres Vedras – Consulta Externa (Gabinete 3).
Horário
O Secretariado funciona nas Unidades de Caldas da Rainha e Torres Vedras, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Contactos
Unidade de Caldas da Rainha
Tel 262 830 373
Email: imunoalergologia.cr@choeste.min-saude.pt
Unidade de Torres Vedras
Tel 261 319 266
Infeciologia
Infeciologia
Responsável pelo Serviço – Dra. Cláudia Fernandes
Unidade de Torres Vedras
Contactos
Secretariado: 261 319 368
Medicina Física e Reabilitação
Medicina Física e Reabilitação
Diretora do Serviço – Dr.ª Susana Caetano
Unidade de Caldas da Rainha
Contactos
Tel 262 830 300
Unidade de Peniche
Contactos
Tel 262 780 900
Extensão:4204
Email mfr.peniche@choeste.min-saude.pt
Unidade de Torres Vedras
Contactos
Tel 261 319 300
Medicina Interna
Medicina Interna
Diretora do Departamento – Dra. Rosa Amorim
Coordenação do Serviço
– Unidade de Caldas da Rainha e Peniche – Dra. Rosa Amorim
– Unidade de Torres Vedras – Dra. Ana Costa
Na barra lateral esquerda, para saber mais, poderá escolher o Serviço de Medicina Interna de Caldas da Rainha | Peniche e o Serviço de Medicina Interna de Torres Vedras.
Missão e Objetivos
O Serviço de Medicina Interna, tem como missão, prestar assistência clínica aos doentes que a ele recorrem, na vertente médica. Tentamos pautar-nos pela qualidade dos cuidados, respeito pelos direitos dos doentes, minimização do risco para doentes e profissionais, eficácia do sistema de informação, inovação tecnológica, preocupação com o ambiente para a cura e investimento na formação e investigação.
Temos como objetivos, a satisfação dos nossos doentes, mas também dos nossos profissionais, através de um bom ambiente de trabalho que permita desenvolver a nossa actividade com eficiência, segurança, respeito, motivação, espírito de equipa, e multidisciplinaridade.
Caraterização do Serviço
Unidade de Caldas da Rainha
O Serviço de Medicina Interna dispõe, na Unidade de Caldas da Rainha, de 33 camas de internamento, das quais 3 camas na Unidade de AVC, 3 em Cuidados Intermédios, 2 de Oncologia e 1 quarto de isolamento.
Unidade de Peniche
O Serviço de Medicina Interna dispõe, na Unidade de Peniche, entre 20 a 29 camas – o número de camas é variável consoante as necessidades de internamento.
Unidade de Torres Vedras
O Serviço de Medicina Interna dispõe, na Unidade de Torres Vedras, de 63 camas de internamento, das quais 32 camas na Unidade A, 27 camas na Unidade B e 4 camas na Unidade de Cuidados Especiais (UCE).
Atividade Assistencial
A atividade assistencial distribui-se da seguinte forma:
Urgência e Internamento
Os médicos do Serviço de Medicina Interna integram as equipas do Serviço de Urgência, assegurando o Serviço de Observação, Sala de Reanimação, Balcões e consultoria a outras especialidades.
O Serviço de Medicina Interna assegura a atividade assistencial a todos os doentes internados.
Consultas Externas
O Serviço de Medicina Interna assegura as consultas externas de Medicina Interna e as seguintes consultas temáticas: Diabetes, Diabetes Gestacional, Hipertensão e Factores de Risco , Imunodepressão, Doenças Autoimunes e Oncologia.
Meios Complementares de Diagnóstico
– Venopunturas
– Gasimetrias
– Toracentese diagnóstica e evacuadora
– Paracentese diagnóstica e evacuadora
– Colocação de Catéteres venosos centrais
– Colocação de pacemakers provisórios
– Punção Lombar
– Mielograma e Biópsia óssea
Medicina Transfusional
Medicina Transfusional
SERVIÇO DE MEDICINA TRANSFUSIONAL (SMT)
Diretora – Dra. Carla Leão
O Serviço de Medicina Transfusional é responsável por garantir a aplicação racional de componentes sanguíneos aos doentes internados nos serviços médicos e cirúrgicos, serviço de urgência, blocos operatórios, maternidade e ainda em ambulatório no Hospital de Dia de Imunohemoterapia.
É um serviço de urgência permanente (24 horas por dia) e transversal a toda a instituição, tendo como objetivos principais assegurar a gestão rigorosa das existências de componentes sanguíneos, promover a segurança no processo transfusional e garantir a eficiência dos resultados analíticos imuno-hematológicos.
O Serviço conta ainda com áreas externas de apoio aos utentes, nomeadamente a consulta externa e o Hospital de Dia de Imunohemoterapia.
Missão
Assegurar a observação médica, diagnóstico e cuidados de saúde a utentes referenciados para a medicina transfusional, em regime de ambulatório, e garantir a aplicação racional de componentes sanguíneos e hemoderivados para os utentes do Centro Hospitalar do Oeste que deles necessitem, avaliando e interpretando clinicamente os resultados laboratoriais, quer decorrentes do estudo dos doentes, quer no contexto da preparação de componentes sanguíneos para transfusão.
Política da Qualidade
1. Promover um acompanhamento personalizado dos utentes em consulta ou em sessão de hospital de dia, assegurando o seu acesso, satisfação e segurança;
2. Assegurar uma gestão rigorosa dos stocks de componentes sanguíneos e hemoderivados, promovendo uma utilização eficiente dos mesmos;
3. Promover a segurança no processo transfusional;
4. Garantir a eficiência dos resultados analíticos imuno-hematológicos;
5. Dinamizar a evolução do Sistema de Gestão da Qualidade implementado, através da participação, envolvimento e atualização dos profissionais do Serviço procurando, simultaneamente, integrar as melhores práticas nacionais e internacionais aplicáveis à atividade e cumprir os requisitos legais;
6. Assegurar a disponibilização de informação, atempada e relevante, de suporte à decisão e à melhoria contínua do Serviço.
Certificação
Âmbito de Certificação:
Armazenamento, Distribuição e Disponibilização de Sangue e Seus Componentes, Realização de Análises Imuno-Hematológicas, Consulta e Hospital de Dia, destinado ao Centro Hospitalar do Oeste.
ATIVIDADE ASSISTENCIAL
Serviço de Urgência
Serviço permanente, em funcionamento 24 horas por dia, assegurando a terapêutica transfusional aos doentes do Serviço de Urgência, Serviços de Internamento e Bloco Operatório.
Consulta Externa
Destina-se à avaliação e terapêutica de anemias, patologias com indicação para flebotomia terapêutica e otimização de doentes pré-cirúrgicos.
Os doentes são referenciados à consulta de acordo com os critérios de referenciação existentes no regulamento de funcionamento do serviço.
Os pedidos de consulta são provenientes dos Serviços de Internamento, Serviço de Urgência, Consulta Externa, dos Centros de Saúde, de outros hospitais e Clínicas Privadas.
O Secretariado do SMT recebe a referência do pedido de consulta e envia para a triagem médica. Após a triagem médica compete ao secretariado a marcação da consulta e a convocação dos doentes.
Hospital de Dia de Imunohemoterapia
Permite o tratamento de doentes em regime ambulatório, traduzindo-se numa melhoria significativa da qualidade de vida desses doentes.
Possibilita a correção dos parâmetros hematológicos dos doentes, disponibilizando alternativas à transfusão sanguínea, de forma a reduzir a necessidade transfusional, reservando a utilização de transfusões para situações em que estas sejam absolutamente necessárias.
Permite a realização de flebotomia terapêutica a doentes cujas patologias têm indicação para esse tratamento.
Possibilita a otimização da anemia em doentes pré-cirúrgicos na cirurgia eletiva.
Permite uma gestão adequada dos recursos hospitalares, reduzindo a duração do internamento, as complicações, os reinternamentos e também os custos para os sistemas de saúde.
Laboratório de Imunohematologia
Responsável pela realização de todos os testes imunohematológicos que garantam a eficiência dos resultados analíticos e a segurança do doente.
Possibilita ao doente uma terapêutica eficaz, compatível e com a máxima segurança atuando diretamente no estudo pré-transfusional e estudo da aloimunização eritrocitária.
Contribui para o estudo e esclarecimento das anemias hemolíticas.
Procede ao estudo imunohematológico da grávida.
Assegura o estudo imunohematológico para pesquisa da doença hemolítica do recém-nascido.
Tem a seu cargo o estudo das reações transfusionais e a notificação das mesmas ao Sistema Português de Hemovigilância, sediado no Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST).
Promove e estimula os restantes profissionais de saúde o dever de notificar as reações e incidentes adversos da transfusão.
Banco de Sangue
Assegura a gestão rigorosa das existências de componentes sanguíneos, assente em normas de orientação clínica, utilizando a transfusão como recurso terapêutico especial.
Responsável pela conservação dos componentes sanguíneos e hemoderivados.
Assegura a descongelação do plasma fresco inactivado.
Garante a preparação de unidades de concentrados eritrocitários pediátricas.
Acesso
O acesso dos utentes ao Serviço de Medicina Transfusional é feito através de indicação médica dos serviços de urgência, internamento e consulta do Centro Hospitalar do Oeste.
Recursos Humanos
Médicos- 3
Enfermeiros- 3 (1 a tempo parcial)
Técnicos de Análises Clínicas e Saúde Pública com perfil em Imunohematologia- 12
Assistentes Técnicos- 2
Assistentes Operacionais- 2
Questionários de Satisfação
Resultados do Questionário de Avaliação da Satisfação dos Utentes do Serviço de Medicina Transfusional referentes a 2022 – Clique aqui
Localização, Horários e Contactos
Unidade de Caldas da Rainha
Localização
O SMT localiza-se no Piso 1 do bloco das Consultas Externas.
Horário
Secretariado – 08h às 15h
Contactos
Telefone – 262 830 300 (ext. 2432) E-mail- sec.imuno@choeste.min-saude.pt
Unidade de Torres Vedras
Localização
O SMT localiza-se no Piso -1 do Edifício Principal.
Horário
Secretariado – 08h às 15h
Contactos
Telefone – 261 319 300 (ext. 3417) E-mail: adm.imunohemoterapia.tv@choeste.min-saude.pt
Neurologia
Neurologia
Diretor do Serviço – Dr. Paulo Santos
A Neurologia é a especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento de todas as patologias neurológicas, quer do sistema nervoso central, quer do sistema nervoso periférico.
Algumas das patologias abordadas pela Neurologia incluem:
– Cefaleias/enxaqueca (dor de cabeça)
– Epilepsia (convulsões)
– Perturbações cognitivas/Demência (Doença de Alzheimer, demência vascular, …)
– Doenças do movimento (Doença de Parkinson, tremor, síndrome das pernas inquietas,…)
– Doenças desmielinizantes (Esclerose múltipla)
– Neuropatias periféricas/dor neuropática (neuropatia diabética, paramiloidose, síndrome do túnel cárpico, …)
– Miopatias/Doenças da junção neuromuscular (Miastenia Gravis)
– Acidente vascular cerebral/acidente isquémico transitório
A abordagem do doente neurológico quer-se multidisciplinar. Por um lado, inúmeras doenças sistémicas e seus tratamentos poderão levar a envolvimento neurológico. Por outro, o Neurologista utiliza medicamentos que poderão estar contraindicados em várias patologias ou que poderão ter interações com a terapêutica concomitante. A história familiar também é muito importante pois por vezes as doenças neurológicas poderão ter etiologia genética.
Muitas vezes é necessária colaboração com outras especialidades, nomeadamente a Medicina Interna, a Neurocirurgia, a Oftalmologia, a Otorrinolaringologia, a Reumatologia, a Psiquiatria e a Medicina Física e Reabilitação, entre muitas outras.
Atividade Assistencial
Consulta Externa
A consulta externa de Neurologia é realizada diariamente nos dias úteis exceto às quartas-feiras. São observados doentes encaminhados de outras especialidades do Centro Hospitalar, do Serviço de Urgência e também dos Centros de Saúde na dependência do Centro Hospitalar do Oeste. Para além da Consulta de Neurologia Geral, que acompanha as patologias acima descritas, existe uma consulta específica para seguimento dos doentes com Esclerose Múltipla (Consulta de Doenças Desmielinizantes), realizada com periodicidade trimestral.
Apoio aos Serviços de Internamento e da Urgência
O Serviço de Neurologia presta colaboração às outras especialidades médicas e cirúrgicas em contexto de doentes internados ou doentes do Serviço de Urgência do Centro Hospitalar do Oeste, sempre que existir patologia neurológica.
Hospital de Dia
A atividade do Serviço de Neurologia em Hospital de Dia encontra-se integrada no Hospital de Dia Polivalente da Unidade de Torres Vedras. No Hospital de Dia são realizados procedimentos diagnósticos (punção lombar) e terapêuticas endovenosas, nomeadamente medicamentos imunomodeladores em doentes com doenças desmielinizantes. Dado a periodicidade de alguns destes tratamentos, o episódio do Hospital de Dia é também, em colaboração com a equipa de enfermagem, momento de reavaliação clínica e laboratorial. A equipa de enfermagem presta ainda ensinos relativamente a terapêuticas de novo a realizar no domicílio, quer sejam terapêuticas injetáveis (intramusculares e/ou subcutâneas) quer de administração oral. A Consulta de Enfermagem no âmbito de doenças desmielinizantes encontra-se em formalização.
Oftalmologia
Oftalmologia
Diretor do Serviço – Dr. Pedro Alfaiate
Atividades do Serviço
O Serviço de Oftalmologia tem o seu foco de atuação na atividade clínica assistencial. Pretende ainda cooperar com as restantes especialidades hospitalares e com os Centros de Saúde/USF, fomentado ações de formação e a comunicação entre os profissionais de saúde.

Equipamentos do Serviço de Oftalmologia
Missão, Visão e Valores
A MISSÃO do Serviço de Oftalmologia é prestar cuidados de qualidade, pela aplicação de boas práticas clínicas na abordagem da patologia ocular, com recurso a uma equipa de profissionais motivados e disponíveis para dar resposta às reais necessidades da comunidade.
A VISÃO do Serviço de Oftalmologia é desenvolver a atividade assistencial de forma a tornar-se um serviço de referência na área da educação para a saúde e no diagnóstico e tratamento da patologia ocular.
Os VALORES do Serviço de Oftalmologia são:
– Planeamento
Desenvolver um trabalho dinâmico, que fomente um adequado planeamento dos serviços prestados, de modo a possibilitar a aplicação de boas práticas clínicas em prol da qualidade de vida da população e dos objetivos institucionais.
– Honestidade e Respeito
Ter por base de trabalho os valores da honestidade e do respeito pela pessoa, pautando-se pelos códigos deontológicos inerentes à especificidade de cada categoria profissional.
– Parceria de cuidados com a pessoa
Desenvolver uma boa relação entre as pessoas e os prestadores de cuidados de saúde, criando mecanismos de educação para a saúde, que estimulem a participação ativa da pessoa no seu percurso de saúde.
– Ganhos em Saúde
Pretende-se adotar estratégias eficientes, que permitam o diagnóstico e tratamento precoce, de modo a minimizar as repercussões negativas da diminuição da visão sobre a qualidade de vida no plano pessoal, familiar e profissional, reduzindo deste modo os custos sociais.
Áreas de Atividade
Consulta Externa
O Serviço de Oftalmologia encontra-se vocacionado para prestar um atendimento oftalmológico generalista, dando prioridade aos doentes em idade pediátrica, aos doentes diabéticos e aos doentes idosos com baixa visão.
Técnicas de Diagnóstico:
O Serviço de Oftalmologia dispõe dos seguintes meios complementares de diagnóstico:
– Auto-refractómetro/queratómetro;
– Frontofocómetro Manual;
– Biomicroscópio;
– Tonometria de Sopro;
– Tonómetro de aplanação de Goldmann;
– Perimetria Estática Computorizada (OCTOPUS);
– Biometria;
– Coordímetro de Weiss;
– Oftalmoscópio direto e indireto;
– Testes de visão cromática;
– Sistema de testes integrados no Digital Chart (testes de acuidade visual para a visão de perto e para visão de longe; testes de visão binocular)
– Tomografia de coerência óptica;
– Angiografia fluoresceínica.
Técnicas de tratamento:
– Laser fototérmico;
– Reabilitação ortóptica.

Gabinete de Consulta
Bloco operatório:
– Cirurgias de catarata;
– Injeções intra-vítreas;
– Outras intervenções cirúrgicas.
Recursos Humanos
Oftalmologistas: Dr. Pedro Alfaiate | Dr. Jorge Teixeira
Enfermeira: Maria José Silva
Ortoptistas: Técnica Diana Marta | Técnico Tiago Cipriano
Secretária Administrativa: Maria João Torrado
Localização
O Serviço de Oftalmologia localiza-se na Consulta Externa, na Unidade de Caldas da Rainha e na Unidade de Torres Vedras.
Horário de Funcionamento
O Secretariado funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 13h e das 14h às 18h.
De segunda a sexta-feira o Serviço de Oftalmologia tem períodos para consultas e realização de meios complementares de diagnóstico e tratamento.
Contactos
Tel 262 830 300 | 261 319 300
Ortopedia
Ortopedia
Diretora – Dra. Margarida Carvalho
Enfª gestora – Graça Carichas
O que é a Ortopedia?
A Ortopedia é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento médico e cirúrgico das doenças do sistema locomotor.
Quem são os médicos de Ortopedia no CHO?
Assistente Graduado Sénior
Dra. Margarida Carvalho
Dr. Portela da Costa
Assistente Graduado
Dr. Ismael Trindade
Dra. Conceição Albuquerque
Dra. Carmo Seara
Assistentes Hospitalares
Dr. Mendes Lopes
Dra. Leonor Fernandes
Dra. Eunice Carvalho
Dra. Ana Bia
Dr. Hugo Fernandes
Dr. Filipe Medeiros
Internos
Dra. Mariana Almeida
Dra. Ana Rita Felix
Dra. Teresa Clode Araújo
Dra. Ana Cristina Lopes
Dra. Ana Raquel Monteiro
Dra. Carolina Correia
Colaboradores
Dr. Juscelino Livramento
Dr. Ricardo Alves
Dr. João Sousa
Quais são os cuidados de saúde prestados pela Ortopedia no CHO?
● Consulta de Ortopedia
● Cirurgia ortopédica
● Serviço de Urgência de Traumatologia
● Internamento
● Cirurgia ortopédica de ambulatório
Horário
O Secretariado do Serviço de Ortopedia funciona de segunda a sexta-feira, entre as 9h e as 13h e entre as 14h e as 17h.
Contactos
Email – adm.ortopedia.tv@choeste.min-saude.pt
Contacto telefónico – 261 319 258
Otorrinolagringologia
Otorrinolagringologia
Diretora de Serviço em Caldas da Rainha: Dra. Ana Paula Branco
Coordenadora do Serviço em Torres Vedras: Dra. Ana Paula Branco
O Serviço de Otorrinolaringologia (ouvido, nariz e garganta ou ORL) do Centro Hospitalar do Oeste fornece uma gama completa de serviços médicos e cirúrgicos diferenciados para pacientes pediátricos e adultos com distúrbios e doenças de cabeça e pescoço.
Missão, Visão e Valores
O Serviço de Otorrinolaringologia integra médicos experientes em Otorrinolaringologia, a trabalhar em conjunto e de forma multidisciplinar com outras especialidades como a oftalmologia, pediatria, neurologia, neurocirurgia, dermatologia, imunoalergologia, pneumologia, oncologia, fisiatria entre outros, com o objectivo de tratar os nossos doentes numa perspectiva global e humana.
Áreas de Intervenção
A actividade realizada pelos nossos colaboradores engloba o tratamento médico e/ou cirúrgico das mais diversas áreas:
• Otologia / Otoneurologia (problemas de ouvido)
• Laringologia / Distúrbios da voz
• Rinologia (problemas de nariz e seiosperinasais)
• Patologia cirurgia da via lacrimal (em articulação com o Serviço de Oftalmologia)
• Patologia benigna da cabeça e pescoço/Cirurgia cérvico-facial (patologia das glândulas salivares, quistos branquiais, quistos do canal tiroglosso, patologia da tiróide …)
• Roncopatia e Síndrome de apneia obstrutiva do sono
• Otorrinolaringologia Pediátrica (com apoio das instituições de referência especializadas)
• Patologia oncológica da Cabeça e Pescoço (com apoio das instituições de referência especializadas)
• Audiologia (audiograma, timpanograma, impedanciometria, rastreio auditivo neonatal)
Formação
O Serviço de otorrinolaringologia recebe anualmente médicos em formação geral (Internato Ano Comum) e específica em Medicina Geral e Familiar, contribuindo para a formação de qualidade dos profissionais de saúde na região do Oeste.
Reconhecimento
No ano de 2013, o Serviço de Otorrinolaringologia do Centro Hospitalar do Oeste foi considerado o segundo melhor do país de acordo com o relatório ‘Avaliação do desempenho dos Hospitais Públicos em Portugal Continental’, realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública, reconhecendo a qualidade e os cuidados prestados pelos seus profissionais.
Acesso
Todos os utentes da área do Centro Hospitalar do Oeste. A referenciação para a consulta pode ser feita internamente, por todos os serviços de todas as unidades hospitalares do CHO, e por via externa através dos cuidados de saúde primários para utentes de todos os grupos etários.
Corpo Clínico
Unidade de Torres Vedras:
– Dra. Ana Paula Branco
– Dra. Maria da Luz Martins
– Dr. José Araújo Martins
– Dra. Alexandra Sofia Gomes
– Dra. Raquel Acinho Bento
– Dra. Carolina Durão
Unidade das Caldas da Rainha:
– Dra. Ana Paula Branco
– Dr. Alfredo Luís
– Dr. Peter Cordeiro
– Dra. Ana Margarida Simões
Unidade de Caldas da Rainha
Contactos
Tel 262 830 300
Unidade de Torres Vedras
Contactos
Tel 261 319 300
Patologia Clínica
Patologia Clínica
Diretora do Serviço – Dra Adília Maria A. A. Vicente
Unidade de Caldas da Rainha
Contactos
Tel 262 830 300
Unidade de Torres Vedras
Contactos
Tel 261 319 300
Pediatria Caldas da Rainha
Pediatria Caldas da Rainha
Diretor do Serviço – Dra Luísa Preto – Assistente Graduada Sénior
Responsáveis Médicos por sector
Enfermaria
Anabela Bicho – Assistente Graduada
Neonatologia
Helena Almeida – Assistente Graduada Sénior
Consulta Externa
Filomena Rebelo – Assistente Graduada Sénior
Urgência Pediátrica
Luísa Preto – Assistente Graduada Sénior
Enfermeiros Chefes
Enfermaria e Urgência
Helena Lindinho – Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica
Neonatologia
Alcina Sousa – Especialista em Saúde Materna e Obstétrica
O Serviço de Pediatria de Caldas da Rainha iniciou funções assistenciais a 21 de junho de 1984, sob a direção do Dr. Carlos Bandeira Duarte. Faz parte do Centro Hospitalar do Oeste, sendo uma referência para a comunidade pediátrica da região no que se refere aos cuidados de saúde.
Missão
Prestação de cuidados de saúde de qualidade a todos os recém-nascidos, crianças e adolescentes até aos 17 anos e 364 dias, através do recurso a profissionais com competências para uma prática de excelência, de forma a responder, com eficiência e em tempo útil, às suas necessidades.
Articulação com todas as outras estruturas de saúde intra e extra hospitalares.
Promoção e prevenção da saúde da comunidade pediátrica do oeste e desenvolvimento de atividades de investigação clínica.
Formação profissional: internato da formação específica de Pediatria, Medicina Geral e Familiar e Formação Geral; ensino pré-graduado de alunos do 6º ano médico e alunos em CEMEF; formação de enfermeiros em colaboração com as Escolas Superiores de Saúde em Enfermagem (ensino básico e especialidades), proporcionando um ensino de primazia na área da prestação de cuidados em saúde infantil e juvenil.
Valores
Respeitar, sem qualquer atitude discriminatória, os recém-nascidos, crianças e adolescentes bem como as suas famílias, seja qual for a sua etnia e situação cultural, social ou religiosa.
Manter os pais/cuidadores e os adolescentes informados sobre a sua situação clínica e os diversos procedimentos necessários aos seu diagnóstico e terapêutica, incentivando-os a participar com os profissionais de saúde nas decisões a tomar.
Promover uma atitude de total equidade no acesso aos cuidados de saúde e respeitar a confidencialidade relativamente ao estado clínico e às atitudes que for necessário desenvolver.
Recursos Humanos
Pediatras
Assistentes Graduados Sénior – 3
Assistentes Graduados – 4 (1 com Ciclo de Estudos Especiais Neonatologia)
Assistentes – 8 (3 com Ciclo de estudos Especiais Neonatologia)
Internos da Formação Específica de Pediatria – 9
Enfermeiros
Enfermaria / Urgência
Enfermeiros com especialidade – 15 Especialistas em Saúde Infantil e Pediátrica;
1 Especialista na Pessoa em Situação Crítica;
1 Especialista em Saúde Comunitária.
Enfermeiros – 10
Consulta Externa – 2 (1 especialista em Saúde Infantil e Pediátrica)
Neonatologia
Enfermeiros Especialistas em Saúde Infantil e Pediátrica – 8
Assistentes Operacionais
Enfermaria / Urgência – 11
Neonatologia – 6
Técnica de Psicomotricidade – 1
Localização do Serviço
Enfermaria de Pediatria e Hospital de Dia – Piso 0
Urgência de Pediatria – Piso 2
Neonatologia – Piso 3
Consulta Externa – Edifício da Admissão de doentes
Contactos do Serviço
Tel 262 830 300
Internamento – Extensão 2334
Urgência – Extensão 2492
Email: sec.pediatria@choeste.min-saude.pt
Neonatologia – Extensão 2371
Email: sec.obstetricia@choeste.min-saude.pt
Horário do Secretariado do Serviço de Pediatria
9:00 – 16:00H de 2ª a 6ªF
Horário do Secretariado do Serviço de Neonatologia
8:30 – 18:00H de 2ª a 6ªF
Caracterização do Serviço
O serviço de Pediatria é constituído por 4 sectores:
- Internamento e Hospital de Dia
- Consulta Externa
- Neonatologia – Berçário e Unidade de Cuidados Especiais Neonatais (UCEN)
- Urgência e Serviço de Observação (SO)
Internamento e Hospital de Dia
O internamento de Pediatria localiza-se no Piso 0 do Hospital.
É constituído por:
- 6 enfermarias com um total de 15 camas/berços, 3 das quais atribuídas às especialidades cirúrgicas (ORL e Cirurgia), quando necessário. Sempre que possível os doentes são distribuídos de acordo com a patologia e a idade;
- 1 quarto de isolamento;
- 1 cama atribuída ao Hospital de Dia para cuidados de saúde programados e por um período não superior a 12 horas.
Acompanhantes
Os doentes internados têm direito ao acompanhamento pela mãe e pelo pai (ou outro cuidador) das 08h00 às 22h00 e de um deles das 22h00 às 08h00.
Os adolescentes com idade superior a 16 anos poderão escolher a pessoa que os acompanha.
São permitidas um máximo de 3 pessoas junto do doente.
Visitas
Durante a pandemia COVID – Apenas é permitido a visita da mesma pessoa durante um período máximo de 30 min.
Acompanhantes e visitas devem respeitar criteriosamente as orientações dadas pela equipa de profissionais.
Horário de Visitas
15h00 às 16h00
19h00 às 20h00
COVID 11h00 às 14h00
17h00 às 19h00
Consulta Externa
A Consulta Externa de Pediatria funciona no Piso 1, no edifício do Serviço de Admissão de Doentes. Dispõe de:
- 4 gabinetes médicos
- 1 gabinete de enfermagem
- 1 sala de espera
- Instalações sanitárias
São seguidas crianças e adolescentes até aos 17 anos e 364 dias, referenciados pelos seus médicos assistentes, por outros sectores do Hospital, nomeadamente de serviço de Pediatria ou por outros hospitais.
Conta com diferentes consultas:
- Consulta Pós-natal
- Consulta de Neonatologia
- Consulta de Risco Biológico
- Consulta de Pediatria Geral
- Consulta de Pediatria/Agudos
- Consulta de Pediatria/Alergologia
- Consulta de Pediatria/Nefrologia
- Consulta de Desenvolvimento
- Consulta de Adolescentes
- Consulta de Diabetes
- Consulta de Neurologia Pediátrica
- Consulta de Enfermagem
Horário de Funcionamento (Dias Úteis)
Consulta de Pediatria
08h30 às 17h00
Central de Consultas
08h00 às 19h30
A confirmação da consulta é efetuada na Central de Consultas.
O utente deve comparecer 30 min antes da hora marcada para a consulta, de forma a regularizar o processo administrativo.
Contactos
Tel 262 830 300
Extensão 2462
O que trazer para a consulta
- Registo de nascimento
- Cartão de cidadão
- Boletim de Saúde Infantil
- Boletim de Vacinas
- Exames complementares de diagnóstico já efetuados
Neonatologia
O Serviço de Neonatologia situa-se no Piso 3 do Hospital.
Compreende:
- Berçário – lotação de 24 berços partilhando o espaço físico com o Serviço de Obstetrícia, para permitir uma política de alojamento conjunto mãe/filho;
- UCEN (Unidade de Cuidados Especiais Neonatais) – 6 incubadoras e 4 berços.
Recebe recém-nascidos de risco ou com patologia até aos 28 dias de vida ou 44 semanas de pós-menstrual.
É efetuado, a todos os recém-nascidos, o Rastreio Auditivo Neonatal Universal, rastreio de Cardiopatias Congénitas Críticas, Reflexo Olho Vermelho e Vacinação.
Acompanhantes
Os recém-nascidos internados na UCEN têm direito ao acompanhamento da mãe e do pai entre as 8:00H e as 22:00H e de um deles durante as 24 horas.
O acompanhante deverá solicitar um cartão de identificação ao segurança, na sala de espera das visitas.
Devem ser respeitadas criteriosamente as orientações dos profissionais de saúde no que concerne às regras de higiene a cumprir.
Não são permitidas visitas além dos irmãos e avós. Estas devem ser agendadas com o enfermeiro de serviço.
Durante a pandemia COVID – O acompanhante será sempre o mesmo (por ter realizado, à entrada, teste COVID) e não é permitido segundo acompanhante.
Horário de Visitas
09h00 às 20h00
COVID
14h00 às 20h00
Apenas é permitido a visita do pai/mãe durante um período máx. de 30 min.
Urgência Pediátrica e SO
O Serviço de Urgência Pediátrica está localizado no Piso 2 do Hospital. Compreende:
- Urgência COVID
- Urgência não COVID
- SO (Serviço de Observação) que se destina a internamentos com duração inferior a 24 horas.
Tem:
- Um quarto de isolamento
- Uma sala com possibilidade de 6 camas/berços
Acompanhantes
O Serviço de pediatria deseja e incentiva a presença de um cuidador, de preferência mãe ou pai, junto da criança ou adolescente. Um deles poderá permanecer durante as 24 horas, mas o segundo acompanhante apenas poderá permanecer durante o período diurno.
Durante a pandemia COVID – O acompanhante será sempre o mesmo (por ter realizado, à entrada, teste COVID) e não é permitido segundo acompanhante.
Não são permitidas visitas durante o tempo de permanência no SO.
O que trazer:
- Boletim de Saúde Infantil e Juvenil
- Boletim Individual de Saúde
- Cartão de cidadão e/ou outro subsistema
- Exames anteriores e medicamentos que a criança toma regularmente
- Pijamas
- Objetos de higiene pessoal
- Brinquedo favorito – importante na estabilização emocional da criança
Urgência Pediátrica e SO
O Serviço de Urgência Pediátrica está localizado no Piso 2 do Hospital. Compreende:
- Urgência COVID
- Urgência não COVID
- SO (Serviço de Observação) que se destina a internamentos com duração inferior a 24 horas.
Tem:
- Um quarto de isolamento
- Uma sala com possibilidade de 6 camas/berços
Acompanhantes
O Serviço de pediatria deseja e incentiva a presença de um cuidador, de preferência mãe ou pai, junto da criança ou adolescente. Um deles poderá permanecer durante as 24 horas, mas o segundo acompanhante apenas poderá permanecer durante o período diurno.
Durante a pandemia COVID – O acompanhante será sempre o mesmo (por ter realizado, à entrada, teste COVID) e não é permitido segundo acompanhante.
Não são permitidas visitas durante o tempo de permanência no SO.
O que trazer:
- Boletim de Saúde Infantil e Juvenil
- Boletim Individual de Saúde
- Cartão de cidadão e/ou outro subsistema
- Exames anteriores e medicamentos que a criança toma regularmente
- Pijamas
- Objetos de higiene pessoal
- Brinquedo favorito – importante na estabilização emocional da criança
Pneumologia
Pneumologia
Diretor do Serviço – Dr.ª Maria Teresa Falcão
Enfermeira Chefe – Enf.ª Goreti Rainho
Gestora – Dra. Andreia Silva
História
A Pneumologia é a especialidade médica vocacionada para a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças do aparelho respiratório.
O Serviço de Pneumologia, cuja história se encontra intrinsecamente relacionada com a luta antituberculosa, desde o seu funcionamento no agora desativado Sanatório do Barro (Hospital Dr. José Maria Antunes), tem assistido e procurado acompanhar a profunda alteração do panorama epidemiológico das doenças respiratórias, caracterizada por um decréscimo da tuberculose e por um aumento crescente das doenças respiratórias não transmissíveis e também do cancro do pulmão. Assim, assumiu como missão responder, de forma global, a todas as solicitações, reunindo um grupo de profissionais de saúde altamente diferenciado, que apoiado em equipamentos e tecnologia de ponta, permite proporcionar serviços diferenciados e merecer a confiança de quem procura os seus cuidados.
O Serviço procura ainda aproveitar todos os recursos existentes no Hospital e criar ligações com outras especialidades, respondendo de forma integrada a todos os que o procuram.
No final de 2020 o Serviço de Pneumologia foi transformado em Centro de Responsabilidade Integrado (CRI). Os CRI são estruturas orgânicas de gestão intermédia que visam potenciar os resultados da prestação de cuidados de saúde, melhorando a acessibilidade dos utentes e a qualidade dos serviços prestados, aumentando a produtividade dos recursos aplicados, contribuindo para uma maior eficácia e eficiência.
Missão
O Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar do Oeste, EPE tem como missão o tratamento adequado dos doentes do foro respiratório, a nível do internamento e ambulatório, com rigor e excelência técnica, científica e organizativa, com ética profissional, humanidade e justiça social, respeitando a Constituição da República Portuguesa e o compromisso do SNS.
Visão
A visão do CRI de Pneumologia assenta na construção de comunidades saudáveis, num ambiente saudável, através de ações de promoção da saúde, prevenção, tratamento e recuperação da doença, numa lógica de proximidade e padrões de qualidade e de excelência.
Valores
A par dos valores do CHO, EPE de que é parte integrante, bem como da honestidade e ética em cada ação, o Serviço de Pneumologia assume os seguintes valores, como suporte da sua cultura organizacional:
a) Centralidade no utente, através da personalização dos cuidados e da participação ativa de cada Utente no respetivo processo de reabilitação;
b) Respeito pela dignidade e individualidade de cada pessoa;
c) Equidade no acesso atempado dos utentes às prestações de saúde;
d) Qualidade e efetividade na prestação de cuidados de saúde, atendendo à multidisciplinaridade e Saúde integral do indivíduo. Compromisso permanente com a melhoria contínua da qualidade e Segurança dos utentes e dos trabalhadores;
e) Inovação organizacional, investigação e formação dos trabalhadores, tendo como fim último a melhoria dos ganhos em saúde;
f) Responsabilidade na utilização eficiente e eficaz dos recursos disponíveis e respeito pelo ambiente;
g) Ética e transparência nas decisões e no relacionamento com todos os stakeholders;
h) Parcerias com outras entidades do SNS e da comunidade, na prossecução de objetivos comuns, tendo em vista a continuidade dos cuidados e a melhoria do estado de saúde da população;
Áreas de Intervenção
Atividade Assistencial
Prestação de cuidados de saúde, tanto em regime de ambulatório como de internamento, direcionados para uma variedade de mais de 40 doenças respiratórias, agudas e crónicas, com elevada prevalência e/ou complexidade, exigindo por vezes cuidados muito diferenciados:
i. A dependência tabágica;
ii. As doenças das vias aéreas: asma brônquica, doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e as bronquiectasias;
iii. As neoplasias torácicas (cancro do pulmão, mesotelioma, timoma, etc.);
iv. As perturbações respiratórias relacionadas com o sono;
v. A patologia difusa do interstício;
vi. A patologia da pleura;
vii. As doenças Infecciosas envolvendo o pulmão e a pleura nomeadamente a tuberculose, as pneumonias, a gripe e a COVID-19;
viii. As doenças vasculares pulmonares;
ix. As doenças do imunocomprometido, como a SIDA, com envolvimento pleuropulmonar;
x. As manifestações pulmonares das doenças sistémicas;
xi. As doenças restritivas com compromisso ventilatório (doenças neuromusculares e da parede torácica) e as síndromes de hipoventilação central;
xii. As doenças genéticas, como a fibrose quística e a deficiência de alfa-1-antitripsina e outras doenças raras, como a discinésia ciliar primária.
Ensino Pré e Pós-graduado
Formação de internos do internato médico de Pneumologia e de outras áreas de especialização como a Medicina Geral e Familiar e a Medicina Interna, bem como de alunos de Medicina em estágios de verão, através de acordos com a Associação Nacional dos Estudantes de Medicina (ANEM).
Investigação Clínica
Participação em ensaios clínicos de várias áreas (doença pulmonar obstrutiva crónica, asma);
Realização de estudos prospetivos, retrospetivos e casos clínicos.
Internamento/Enfermaria
O Serviço de Pneumologia dispõe de 15 camas de internamento destinadas a doentes com patologia do foro respiratório distribuídas por cinco salas.
Apoio de uma equipa multidisciplinar de médicos pneumologistas, enfermeiros, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica (cardiopneumologistas), uma fisioterapeuta e uma nutricionista. Conta ainda com o apoio da equipa de Psicologia e Serviço Social. A assistência espiritual e religiosa está também disponível, a pedido dos doentes.
Atualmente o Serviço foi convertido em internamento exclusivamente dedicado à patologia COVID-19 com 12 camas, tendo uma enfermaria com 3 camas como zona considerada intermédia e 3 camas para a patologia respiratória não-COVID, localizadas no Serviço de Medicina A.
Hospital de Dia
O Hospital de Dia é uma estrutura organizacional com um espaço físico próprio, dotado de meios técnicos e humanos qualificados, que visa a prestação de cuidados de saúde em ambulatório por um período não superior a 12 horas, em alternativa à hospitalização tradicional, não requerendo estadia durante a noite.
O âmbito do funcionamento do hospital de dia assenta nas seguintes dimensões:
– Dimensão Social – mantendo o doente na comunidade diminuindo o absentismo, a dependência e aumentando a qualidade de vida;
– Dimensão Económica – pretende-se evitar ou reduzir os internamentos, promovendo a alta precoce, reduzir a demora média, otimizando os recursos de forma a aumentar a eficiência;
– Dimensão Técnica – permitindo uma abordagem diferenciada do ponto de vista pneumológico, seja em relação a técnicas diagnósticas (invasivas ou não), ou a aplicação de tratamentos não medicamentosos, como ventiloterapia, seja na insuficiência respiratória ou outras patologias, promovendo a adesão do doente ao tratamento.
Assim, o Serviço de Pneumologia pretende, a breve trecho, após terminar o internamento Covid-19, ativar o Hospital de Dia.
Consulta Externa
O Serviço de Pneumologia assegura vários tipos de consultas:
– Consulta de Pneumologia Geral
– Consulta de Alergologia Respiratória
– Consulta de Asma Grave
– Consulta de Patologia Respiratória do Sono
– Consulta de Cessação Tabágica
– Consulta de Doenças do Interstício Pulmonar
– Consulta de Diagnóstico Rápido Pneumológico
– Consulta Pós-COVID
Unidade de Técnicas de Pneumologia (UTP)
O Serviço de Pneumologia realiza vários atos médicos de diagnóstico e terapêutica:
– Broncoscopia flexível
· Recomendações: Broncofibroscopia
– Técnicas endoscópicas diagnósticas acessórias (biópsia brônquica, lavado bronco-alveolar,…)
– Técnicas endoscópicas terapêuticas (tamponamento de hemoptises, extração de corpo estranho,…)
– Ecografia torácica
– Toracocentese diagnóstica e evacuadora
– Toracostomia com drenagem subaquática
– Biópsia pleural
· Recomendações: Toracentese-Biópsia pleural
– Biópsia e punção aspirativa transtorácica
– Pleurodese química
Laboratório de Função Respiratória (LFR)
As Provas de Função Respiratória (PFR) são exames que permitem o diagnóstico, a avaliação da resposta ao tratamento e a monitorização da evolução das doenças respiratórias, através do estudo da função pulmonar. Por vezes, são também solicitadas para avaliação pré-operatória, avaliação da Incapacidade, estudos epidemiológicos e Investigação.
Compete ao Cardiopneumologista a sua realização.
- Características: São exames simples e indolores que apenas requerem a colaboração ativa do doente.
- Recomendações: PFR
- Contraindicações:
- Instabilidade cardiovascular ou enfarte agudo do miocárdio (≤1 mês);
- Cirurgias torácicas, abdominais, oftalmológicas e neurológicas recentes (≤1 mês);
- Aneurismas (torácico, abdominal ou cerebral);
- Tromboembolismo pulmonar;
- Pneumotórax;
- Hemoptises;
- Tuberculose ativa;
- Dor torácica ou abdominal (qualquer que seja a origem);
- Náuseas ou diarreia;
- Demência ou estado confusional;
- Limitação física que impeça a realização das manobras;
- Incapacidade de compreender/executar instruções;
- Recusa do doente.
As PFR incluem diversos exames realizados no Serviço de. Pneumologia:
- Espirometria
- Pletismografia Corporal Total
- Teste de Broncodilatação
- Teste de Provocação Inalatória Inespecífica
- Capacidade Difusão
- Pressões Respiratórias Máximas
- Gasimetria Arterial
- Oximetria de Pulso
Laboratório de Sono (LS)
Existem vários tipos de Estudos do Sono. No Laboratório de Sono do Serviço de Pneumologia realizam-se atualmente os de tipo II, III e IV
Estão indicados para o diagnóstico de Síndrome de Apneia/Hipopneia do Sono e Síndrome de Obesidade/Hipoventilação.
Compete ao Cardiopneumologista a sua realização.
-
- Características: Os sensores são externos e não invasivos, não causando dor. Permitem registar a atividade do sono, o Fluxo Oro-nasal, os Movimentos Toraco-abdominais, a Frequência Cardíaca, a Saturação Periférica de O2 e a Roncopatia.
- Recomendações: Estudo do sono
Serviço de Urgência
Os médicos do Serviço de Pneumologia dão apoio de consultadoria e realização de exames complementares de diagnóstico e terapêutica urgentes, sempre que presentes.
Recursos Humanos
Pneumologistas:
– Teresa Falcão
– Maria João Tavares
– Natália André
– Paula Raimundo
– Aurora Bragança
– Carla Cardoso
– Daniel Duarte
– Carina Silvestre (Interna)
– Ricardo Cordeiro (Interno)
– André Nunes (Interno)
– Maria João Cavaco (Interna)
Enfermeiros:
– Goreti Rainho
– Alexandra Pereira
– Catarina Esteves
– Carla Roças
– Cátia Domingos
– Júlia Oliveira
– Alexandra Sampaio
– Guilhermina Ramos
– Ricardo Rebelo
– Victor Oliveira
– Nascimento Salgueiro
– Cristina Batista
– Tiago Sousa
– Carina Martins
– Joana Domingos
– Manuela Oliveira
Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica – Cardiopneumologia:
– Susana Barriga
– Marco Antunes
– Sara Rosário
– Laura Monteiro
Assistentes Técnicos:
– Idalina Bezerra
– Elisabete Oliveira
– Eunice Dias
Assistentes Operacionais:
– Paula Morais
– Maria José Ribeiro
– Isabel Reis
– Isabel Dias
– Rosária Estrela
– Simone Gomes
– Sílvia Costa
– Ermelinda Pereira
– Franklin Oliveira
– Elisabete Pereira
– Andreia Jesus
– Tânia Cabrita
Gestor da Área: Andreia Silva
Acesso
O acesso dos doentes ao Serviço de Pneumologia é feito através de indicação médica dos Serviços de Urgência, Internamento e Consulta Externa do Centro Hospitalar do Oeste e através de referenciação pelos Cuidados de Saúde Primários (Centros de Saúde ou Unidades de Saúde Familiar) e de médicos de instituições IPSS, privadas, do sector social, etc.
Localização, Horários e Contactos
Localização
O Serviço de Pneumologia localiza-se no piso 0 do edifício principal da Unidade de Torres Vedras.
Horário
Secretariado da Enfermaria: segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.
Secretariado da Consulta Externa/UTP/LFR/LS: segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.
Contactos
Tel 261 319 300
Extensão do Secretariado da Enfermaria: 3234
Extensão do Secretariado da Consulta Externa e UTP: 3231
Email do Secretariado: adm.pneumologia.tv@choeste.min-saude.pt
Psiquiatria e Saúde Mental
Psiquiatria e Saúde Mental
Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental
Diretora – Dr.ª Patrícia Frade
Enfermeiro Coordenador – Enf.º Nuno Borda de Água
Gestora – Dr.ª Ana Isabel Pires
CONSTITUIÇÃO
Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental
Diretora – Dr.ª Patrícia Frade
Modelo de organização: CRI – Centro de Responsabilidade Integrado cujo Conselho de Gestão é constituído por:
Diretora – Dr.ª Patrícia Frade
Vogal – Enf.º Nuno Borda de Água
Vogal – Dr.ª Ana Isabel Pires
Contactos
Unidade de Caldas da Rainha
Tel 262 830 300
Email: psiquiatria@choeste.min-saude.pt
Unidade de Peniche
Tel 262 780 900
Email: psiquiatria@choeste.min-saude.pt
Unidade de Torres Vedras
Tel 261 319 300
Email: psiquiatria@choeste.min-saude.pt
Unidade de Psiquiatria da Infância e da Adolescência
Coordenadora – Dr.ª Cláudia Cabido
Contactos
Tel 262 830 300
Email: psiquiatria@choeste.min-saude.pt
Missão
O Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental tem como missão aumentar a acessibilidade ao tratamento das pessoas com problemas de saúde mental, garantindo uma resposta efetiva às diferentes necessidades da população, envolvendo a participação de utentes, familiares e diferentes entidades da comunidade.
CRI – Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental
Missão
O CRI tem por missão a prestação de cuidados de saúde dentro do perfil assistencial definido no seu contrato-programa anual, garantido a centralidade no utente, a acessibilidade, a tempestividade, a continuidade, a qualidade, a eficiência e a efetividade da prestação de cuidados de saúde, tendo como objetivo a melhoria dos resultados e dos ganhos em saúde.
Recursos Humanos
Médicos Psiquiatras:
- Patrícia Frade – Diretora
- Ana Lúcia Moreira
- Ana Luísa Poças
- Cátia Dias
- Catarina Jesus
- Hugo Silva
- João Cruz
- Lucília Oliveira
- Manuel Carvalho (32h/mês)
- Sofia Marques
Psicólogas:
- Celeste Narciso
- Mónica Grais
- Sílvia Frade
- Susana Esteves
Enfermeiros Especialistas Saúde Mental:
- Ana Patrícia Oliveira
- Cristina Ribeiro
- Fátima Silva
- Nuno Borda de Água
- Vera Leal
Administrativas:
- Conceição Maio
- Dilia Ribeiro
- Isabel Gregório
- Maria da Luz Santos
Assistentes Operacionais:
- Maria Carmo Lopes
- Patrícia Pereira
- Susana Lopes
Valências
- Consulta Externa
- Psiquiatria de Ligação
- Psiquiatria Comunitária
- Investigação
Consultas de Subespecialidade
- Gerontopsiquiatria
- Intervenção em Crise
- Perturbação Afectiva Bipolar
- Primeiro Episódio Psicótico
- Psico-oncologia
- Sexologia Clínica
Projetos futuros em desenvolvimento
- Internamento de Agudos – Unidade de Peniche
- Hospital de Dia – Unidade de Caldas da Rainha
- Hospital de Dia – Unidade de Peniche
- Hospital de Dia – Unidade de Torres Vedras
Imagiologia
Imagiologia
Diretora de Serviço – Anabela Sequeira
Coordenação – Carlos Paixão
Atividade Assistencial
O serviço de Imagiologia realiza exames solicitados pelo serviço de urgência, internamento, consulta externa e Hospital de dia do CHO.
Na Unidade de Peniche realiza-se exames de RX das 9 – 23 horas, sete dias na semana.
Na Unidade de Torres Vedras realiza-se exames de RX e TAC, 24 horas por dia, sete dias na semana. Faz-se ecografia em alguns dias na semana.
A Unidade de Caldas da Rainha realiza RX e TAC permanentemente. Realiza ainda ecografia e mamografia com agendamento.
No RX, TAC e mamografia, os equipamentos utilizam radiação ionizante, sendo necessário que as mulheres grávidas avisem o profissional de saúde da sua situação gestacional, para serem tomadas as devidas precauções.
Em alguns exames de TAC injeta-se contraste numa veia do braço, para melhor estudar os órgãos, sendo necessário previamente ser preenchido/assinado formulário (consentimento informado). É ainda necessário ter análises recentes com valor de creatinina.
Recursos Humanos
Médicos Radiologistas – 1 do mapa de pessoal; 3 em prestação de serviços
Médico Neurorradiologista 1
Técnicos Superiores de Radiologia 35
Assistentes Operacionais 13
Assistentes Técnicos 4
Contactos e Horários
Unidade de Caldas da Rainha
Tel 262830337
Email: sec.imagiologia@choeste.min-saude.pt
Secretariado aberto das 8h00 às 17h30
Unidade de Peniche
Tel 262 780 900
Secretariado aberto das 9h00 às 17h30
Unidade de Torres Vedras
Tel 261 319 342
Email: gdoentes.analises.tv@choeste.min-saude.pt
Secretariado aberto das 8h00 às 17h00
Urgência e VMER
Urgência e VMER
Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica
Unidade de Caldas da Rainha
Contactos
Telefone: 262 830 300
E-mail: sad.urgencia@choeste.min-saude.pt
Unidade de Torres Vedras
Contactos
Telefone: 261 319 300 | Extensão: 3340 | 3223
E-mail: adm.urgencia.tv@choeste.min-saude.pt
Serviço de Urgência Básica
Unidade de Peniche
Contactos
Telefone: 262 780 900 | Extensão: 117
E-mail: subpeniche@choeste.min-saude.pt
Urologia
Urologia
Caraterização do Serviço
O Serviço de Urologia do CHO, EPE, encontra-se sediada na Unidade de Torres Vedras, no espaço físico do Serviço de Cirurgia A. O secretariado, a equipa de enfermagem e a equipa de assistentes operacionais são comuns aos dois serviços.
O seu corpo clínico é constituído por:
- Diretor de serviço – Assistente Graduado Sénior: Dr. Fortunato Barros
- 7 urologistas prestadores de serviço a tempo parcial
Em termos de internamento a lotação do Serviço de Urologia é de 6 camas. Promove a hospitalização domiciliária.
O Setor de ambulatório é partilhado com outras especialidades em espaços físicos próprios, com gabinetes de consulta (médicos e de enfermagem) e gabinete de MCDT´s.
Missão
A Urologia é uma especialidade que se dedica à investigação, prevenção, diagnóstico, tratamento e seguimento da patologia do aparelho urinário em ambos os sexos e do aparelho genital no sexo masculino.
O Serviço de Urologia do CHO, EPE tem como missão a prestação de cuidados de saúde diferenciados, no âmbito da especialidade de Urologia, aos utentes do Serviço Nacional de Saúde residentes na área de influência populacional do Hospital, em consonância com as estratégias e linhas gerais de orientação superiormente definidas, perseguindo objetivos de excelência, procurando envolver toda a equipe prestadora de cuidados numa dinâmica comum, convergente na qualidade assistencial e na defesa da necessidade de cultivar os valores do Humanismo centrados na pessoa doente.
No desenvolvimento da sua atividade, o Serviço de Urologia e os seus colaboradores regem-se por valores de dignidade da Pessoa, responsabilidade social e de participação e tem objetivos estratégicos auditados e expressos em programas de ação.
Atividade assistencial
O Serviço de Urologia possui as seguintes linhas de produção: consultas externas. Urgência, MCDT´s, Bloco Operatório, Unidade de Cirurgia Ambulatória, Hospital de Dia e internamento. Oferece uma elevada taxa de acessibilidade com os tempos adequados a cada nível de prioridade. Tem uma boa ligação com os Centros de Saúde da área de influência do CHO, através dos “Protocolos de Referenciação” e das “Consultas a Tempo e Horas-CTH”.
Realiza internamente os seguintes exames: ecografias, urofluxometrias, biópsias prostáticas e cistoscopias, entre outros MCDT´s.
Promove protocolos de filiação com outras Instituições do SNS e privadas.
O Serviço de urgência interna e externa funciona em esquema de apoio telefónico e através do Sistema informático, durante o horário normal. Das 20 ás 8 horas e nos sábados, domingos e feriados, os doentes urológicos urgentes são referenciados para o CHLN.
Áreas de diferenciação
Urologia geral, urologia oncológica, uroginecologia e andrologia
Diferenciação técnica: cirurgia convencional, cirurgia laparoscópica, endourologia, cirurgia minimamente invasiva, cirurgia litiásica, cirurgia reconstrutiva uretro-peniana e do pavimento pélvico e cirurgia protésica.
Formação e Atividade científica (em fase de organização)
– Realização de workshops virados para a Enfermagem, a Medicina Geral e Familiar e outras especialidades.
– Participação em eventos científicos e trabalhos de investigação
– Produção de trabalhos científicos
– Participação na formação pré-graduada e pós-graduada específica
Localização, horário e contactos
Localização
O Serviço de Urologia localiza-se no piso 1 do edifício principal da Unidade de Torres Vedras.
Horário
O Secretariado do Serviço de Urologia funciona de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 17h00.
Telefones
Tel 261 319 344
Tlm 910 210 796