Serviços de Apoio
Apoio à Gestão
- Dra. Andreia Silva, Técnica Superior, Diretora
- Enf.ª Carla Bernardino, Enfermeira Especialista (tempo parcial)
- Assegurar a qualidade e humanização no processo de admissão, permanência e alta dos utentes no Hospital, garantindo a satisfação dos utentes, familiares e acompanhantes, pela pronta colaboração e resposta assertiva e atempada dos profissionais;
- Promover a eficiência nos registos pela racionalização e desmaterialização dos circuitos e simplificação dos processos, contribuindo para o cumprimento das metas assistenciais e potenciando a faturação.
- Promover a uniformização e permanente atualização dos procedimentos administrativos simplificando e otimizando processos e procedimentos com recurso às novas tecnologias de informação e comunicação;
- Assegurar o correto e atempado registo administrativo da atividade assistencial, por forma a garantir a atualidade e fiabilidade dos dados para efeitos de controlo da produção e de potenciar a faturação, visando contribuir para o cumprimento dos objetivos contratualizados;
- Melhoria das condições de trabalho, motivação dos recursos humanos, formação e respetiva requalificação;
- Organizar e gerir os secretariados clínicos, fomentando a melhoria dos serviços prestados aos utentes/acompanhantes, com atendimento personalizado e eficiência profissional;
- Resposta atempada e eficiente às solicitações internas e externas, relacionadas com as áreas de atuação do SGD (Serviço de Gestão de Doentes), para resolução dos problemas dos utentes;
- Cumprimento dos regulamentos em vigor e de outros que venham a ser implementados, sem prejuízo das orientações superiores e da legislação em vigor;
- Organizar e manter o arquivo clínico, colaborando na unificação do processo clínico, em suporte físico e eletrónico, tendo presente a permanente necessidade do seu expurgo e de atualização do seu estado, (ativo, intermédio e passivo), acautelando sempre a privacidade e confidencialidade dos dados;
- Assegurar o controlo e conferência dos termos de responsabilidade, garantindo o correto processamento da despesa inerente a esta rúbrica e a prestação de informação credível para a Gestão;
- Proceder à cobrança das taxas moderadoras e de outras receitas públicas aplicáveis, quando houver lugar à cobrança direta ao cidadão;
- Organizar o transporte de doentes em ambulância e assegurar o controlo e conferência da respetiva faturação, bem como a prestação de informação credível para a Gestão.
- Colaborar na elaboração do Plano de Atividades e Orçamento a três anos, o qual espelha a estratégia do CHO a médio prazo;
- Coordenar a elaboração do plano de desempenho e do contrato-programa do CHO, a serem apresentados anualmente à Tutela para aprovação;
- Colaborar no processo de contratualização interna da atividade com os diversos serviços clínicos, disponibilizando a informação necessária ao seu acompanhamento e concretização;
- Disponibilizar os instrumentos de gestão que permitam medir o grau de cumprimento dos indicadores de performance instituídos ao CHO e aos serviços clínicos;
- Acompanhar e monitorizar a execução dos valores de atividade contratualizados externa e internamente;
- Monitorizar e identificar os desvios apurados, quer no que respeita à contratualização interna, quer no que respeita à contratualização externa;
- Reportar atempadamente aos diversos interlocutores externos a informação necessária ao cumprimento das disposições legais e regulamentares aplicáveis à atividade de produção de cuidados de saúde no CHO;
- Responder às solicitações internas dos diversos serviços clínicos e de apoio.
Apoio Geral e Logística

- 1 Dirigente;
- 1 Coordenador Técnico;
- 2 Técnicos Superiores;
- 13 Assistentes Técnicas;
- 3 Assistentes Operacionais.
- Dias úteis | das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
- Unidade de Caldas da Rainha - Tel 262 830 300
- Unidade de Peniche - Tel 262 780 900
- Unidade de Torres Vedras Tel 261 319 300
- Alimentação;
- Lavagem e tratamento de roupa hospitalar;
- Higiene e limpeza;
- Recolha e tratamento de resíduos;
- Desinfestação;
- Segurança e vigilância;
- Operadores de telefone;
- Concessões diversas de natureza hoteleira.
A Equipa na Unidade de Torres Vedras é constituída por:
Enfermeira do Trabalho: Susana Silva Enfermeiro: João Castanheiro Horários e Contactos2.ª a 6.ª feira, das 8h30 às 15h30
Telefone: 261 319 300 | Extensão: 3495; E-mail: susana.silva@choeste.min-saude.pt E-mail: joao.castanheiro@choeste.min-saude.ptA missão do Serviço de Sistemas de Informação de Comunicação é contribuir para a definição de estratégias que permitam o desenvolvimento tecnológico do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) através do desenvolvimento continuo de melhorias de procedimentos.
Procuramos desenvolver métodos e procedimentos que melhoram qualitativamente e quantitativamente todos os serviços prestados aos nossos utilizadores com objetivo de atingir um enorme grau de satisfação e criação de valor.
Pretendemos proporcionar uma melhoria substancial da acessibilidade aos sistemas de informação, disponibilizar um serviço de qualidade, promover a produtividade e a eficiência e aumentar a eficácia na prestação de serviços através de uma gestão adequada dos recursos disponíveis.
O SSIC deve apoiar os utilizadores para tirarem o maior proveito das Tecnologias de Informação na prestação de cuidados de saúde diferenciados de acordo com as melhores práticas clínicas e respeito pelos princípios da dignidade humana promovendo assim o contínuo aperfeiçoamento científico e humano dos seus colaboradores.
Visão
Responder com Eficácia e Eficiência aos desafios do CHO, fomentar o diálogo e a interligação com todos os Serviços permitindo uma adequação tecnológica e ser uma componente ativa na modernização da Instituição contribuindo grandemente no sucesso da prestação de cuidados de Excelência.
Valores
Valores de orientação da conduta dos profissionais do SSIC:
-
- O Doente no centro do processo
- Privacidade e a segurança
- O compromisso com os utilizadores
- Atendimento eficaz e eficiente
- Qualidade de serviço
- Diferenciação técnica e cuidada na relação com os serviços, sectores da atividade, profissionais e utentes
- A competência técnica e humana de todos os profissionais
- Comprometimento com os resultados
- A cultura de multidisciplinaridade e melhoria contínua
Princípios de orientação dos profissionais do SSIC:
-
- A integração e valorização de todos os profissionais do SSIC
- A gestão integrada dos recursos humanos, materiais, instrumentais e financeiros do SSIC
- Competência
- Dedicação
- Ética Profissional.
- Integridade
- Responsabilidade
- Rigor
- Transparência
A equipa do SSIC é constituída por onze elementos e é representado pelo Diretor de Serviço com responsabilidade direta nas Unidades do CHO: Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras:

Contactos
Eng.º Vitor Pedro, Diretor Serviço de Sistemas de Informação e Comunicação
TLM: +351 967 865 790
Unidade Caldas da Rainha
TEL: +351 262 830 397 – 2397
Unidade de Peniche
TEL: +351 262 780 900 – 4116
Unidade de Torres Vedras
TEL: +351 261 319 363 – 3363
Suporte à Prestação de Cuidados
- 1 máquina de lavar material;
- 1 máquina de selar manga a baixa temperatura e duas para manga normal;
- 1 esterilizador a baixa temperatura (Sterrad);
- 2 esterilizadores a vapor de água.
- Recolhe todos os DM a esterilizar no horário estabelecido em carros fechados devidamente identificados (risca vermelha);
- Confere a recolha dos DM no próprio local;
- Recolhe as requisições devidamente preenchidas;
- Entrega contentor vazio para colocação dos DM sujos.
- Selecciona os DM quanto às suas características para proceder á sua descontaminação;
- Assegura todo o processo de lavagem e desinfeção.
- Inspeção dos DM quanto à lavagem e estado de conservação (ferrugem, corte, etc.);
- Separa-los consoante características para cada tipo de esterilização;
- Prepará-los para embalamento, respeitando constituição dos Sets e individual;
- Proceder ao embalamento de têxteis e outros DM.
- Assegurar os diferentes tipos de esterilização:
- Vapor de água 134º e 121º;
- Peroxido de hidrogénio
- Separar material esterilizado por Serviços;
- Satisfazer pedidos requisitados em impresso próprio;
- Carregar carros de DM esterilizados (fita verde) para posterior distribuição respeitando os horários estabelecidos;
- Entregar e conferir com o profissional recetor em cada serviço.
- O Controlo de qualidade é feito à máquina de lavar e descontaminar ferros e á qualidade das esterilizações de vapor de água e peróxido.
- Está estabelecido em norma.
- ACES, na esterilização de dispositivos médicos
- Camara das Caldas da Rainha para a lavagem, desinfeção e empacotamento de material de inalações do Hospital Termal.
- Informar, promover e divulgar os direitos e deveres dos cidadãos;
- Receber reclamações sobre o funcionamento dos Serviços;
- Reduzir a escrito as reclamações orais, quando os exponentes se encontram impossibilitados de o fazer;
- Receber sugestões, elogios/agradecimentos dos utentes/cidadãos;
- Assegurar o registo e o tratamento das exposições, reclamações, sugestões e elogios, independentemente do local e da forma de apresentação;
- Recolher da imprensa local, informação referente ao Centro Hospitalar, no âmbito do Gabinete do Cidadão;
- Contribuir para a Humanização.
- Livro de Elogios
- Livro de Reclamações
- Atendimento personalizado efetuado por uma Assistente Social – nos dias úteis, entre as 9h as 16h nas três Unidades do CHO:
- Via Postal:
- Nome completo do exponente (a pessoa que apresenta) e do utente a que se refere a ocorrência (se este não for o exponente)
- Nº Cartão do Cidadão / Bilhete de Identidade
- Morada completa
- Contacto telefónico
- Descrição da ocorrência
- Identificação do serviço visado e/ou do profissional envolvido.
- Promover o desenvolvimento de investigação científica no CHO
- Promover as boas práticas em investigação
- Dar apoio ao desenho e submissão de estudos
- Dar apoio à análise de dados e publicação científica
- Apoiar candidaturas a financiamento externo
- Estabelecer colaborações entre investigadores e com parceiros externos
- Procurar transpor a atividade de investigação para a melhoria da prática clínica diária
- Dr. Araújo Martins – Diretor, Assistente de ORL
- Enf.ª Cristiana Costa – Enfermeira Especialista
- Dra. Ana Isabel Pires – Técnica Superior
- Helena Miranda – Assistente técnica
- Dr. Pedro Santos – Médico Interno, Interno de Cirurgia Geral, Unidade de Torres Vedras
-
Dra. Ana Lúcia Moreira - Colaboradora externa, Assistente de Psiquiatria, Doutorada pela Faculdade de Ciências da Universidade Nova de Lisboa
- Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa
- Faculdade de Ciências e Tecnologia da universidade Nova de Lisboa
- Instituto Politécnico de Leiria
- Legislação relevante
- Documentos orientadores
- Protocolos de colaboração
- Minutas e formulários
- Será efetuada a divulgação conforme surjam.
- Ensaio clínico SCORED (concluído - 2020)
- Ensaio clínico EMPADINE (concluído - 2019)
- Ensaio clínico SUSTAIN OPTIMIZE (a decorrer)
- Estudo clínico RESIS TODAY (a decorrer)