Apoio à Gestão
O Gabinete de Comunicação é responsável pela gestão do processo de comunicação do CHOeste. É uma estrutura de apoio, suporte e tratamento dos assuntos relacionados com os meios de comunicação social e com a divulgação da atividade e da imagem da Instituição. Este Gabinete reporta diretamente à Presidente do Conselho de Administração e tem como missão contribuir para a melhoria da imagem pública do CHOeste, através da gestão da comunicação interna e externa, e da promoção da identidade e imagem da Instituição junto dos utentes e dos profissionais, de forma a estimular, ao nível interno e externo, a credibilidade e a confiança na Instituição.
Contacto
Email: gab.comunicacao@choeste.min-saude.pt
Gabinete de Codificação e Auditoria Clínica
Gabinete de Comunicação
O Gabinete de Comunicação é responsável pela gestão do processo de comunicação do CHOeste. É uma estrutura de apoio, suporte e tratamento dos assuntos relacionados com os meios de comunicação social e com a divulgação da atividade e da imagem da Instituição. Este Gabinete reporta diretamente à Presidente do Conselho de Administração e tem como missão contribuir para a melhoria da imagem pública do CHOeste, através da gestão da comunicação interna e externa, e da promoção da identidade e imagem da Instituição junto dos utentes e dos profissionais, de forma a estimular, ao nível interno e externo, a credibilidade e a confiança na Instituição.
Contacto
Gabinete de Gestão da Qualidade
Missão
Tem como missão implementar uma política global da qualidade que garanta a melhoria no âmbito dos serviços prestados à população, num contexto de segurança para os cidadãos e para a prática clínica, procurando assegurar o mais elevado grau de satisfação desses cidadãos e dos profissionais, no cumprimento das estratégias e normativos em vigor.
Colaboradores
- Dra. Andreia Silva, Técnica Superior, Diretora
- Enf.ª Carla Bernardino, Enfermeira Especialista (tempo parcial)
Contactos
Email: qualidade@choeste.min-saude.pt
Tel 261 319 300 | Extensão 3420
Gabinete de Projetos
Coordenadora: Dra. Dina Teixeira, Técnica Superior
Missão
“Ao gabinete de Gestão de Projetos compete a identificação, proposta e monitorização da implementação de projetos inovadores, bem como, a identificação de programas financiadores, sendo responsável pela elaboração de candidaturas, preparação e monitorização dos dossiers dos projetos aprovados e em execução.”, Art.º 73º do Regulamento Interno do CHO.
O Gabinete de Gestão Projetos tem como missão a promoção de programas e projetos que potenciem e favoreçam a intervenção e o desenvolvimento na área da Saúde. Pretende-se com este gabinete colmatar/minimizar determinados problemas identificados na área de atuação da Instituição, através da implementação de medidas inovadoras e com um potencial de transformação positiva para os utentes e profissionais.
Apesar de ideias inovadoras serem importantes para o bom desenvolvimento e funcionamento da Instituição, terá de existir um perfeito planeamento e metodologia para o sucesso da implementação do projeto, deste modo, uma metodologia de gestão é muito relevante de forma a evitar o fracasso e promover o êxito.
Os métodos adotados devem englobar todos os departamentos/serviços, garantido a averiguação de todas as necessidades existentes, levando a concretização e implementação de todos os projetos propostos.
Objetivo
O objetivo do Gabinete de Gestão de Projetos é o de realizar um diagnóstico de necessidades com vista ao seu enquadramento aos vários incentivos que estão previstos para a próxima década nas várias linhas de financiamento nas quais as entidades do SNS são elegíveis.
A identificação e a priorização de oportunidades de financiamento no âmbito de projetos que potenciem o desenvolvimento na área da saúde.
Coordenação, gestão e acompanhamento dos projetos nas diversas instancias e fases.
Finalidade
A Gestão de Projetos assume um papel determinante na melhoria da competitividade por via da eficiência e eficácia, uma vez que permite a redução de custos e tempos afetos aos processos para o alcance dos objetivos dos projetos.
Além do mais, os projetos são usados para gerar soluções, serviços ou produtos únicos e que atendam às necessidades de pessoas e das instituições. Ou seja, um projeto é temporário, tem início, meio e fim, o que o torna diferente das operações que são contínuas.
Os seus principais constrangimentos na implementação de projetos, são a limitação de recursos, sendo imprescindível o envolvimento de uma equipa, a elaboração de etapas com evolução planeada, o planeamento, a execução e o controle, por uma vasta equipa de profissionais controlando a execução e a definição de prazos.
Assim sendo, a gestão de projetos deve ser envolvente, organizada e completa o suficiente para obter o apoio dos stakeholders[1].
Basicamente, existem dois tipos de stakeholders: os internos (Ex: colaboradores e gestores) e os externos (Ex: fornecedores).
Saber gerenciar pessoas ajuda a gerenciar stakeholders. Conhecer quem são os grupos de interesse da Instituição é algo indispensável para o alcance do sucesso.
Todas as ações precisam ser pensadas sem perder os stakeholders de vista. Os projetos e as políticas internas e externas devem considerar os indivíduos e os grupos que serão afetados positiva ou negativamente, direta ou indiretamente, pelas práticas da Instituição.
Identificar e entender quem são os stakeholders da organização possibilita ter uma visão mais ampla sobre seus processos e sobre o impacto de suas atividades. A partir disso, é possível implementar as melhorias necessárias para que todas as partes envolvidas e interessadas possam ficar satisfeitas.
Os projetos carecem ser controlados, planeados e executados por pessoas que tenham conhecimento na área. Têm etapas de vida, que correspondem às fases indispensáveis para planificação, execução e encerramento das atividades.
[1] Segundo o filosofo e professor Robert Edward Freeman é “grupos ou indivíduos que, sem seu apoio, a organização deixaria de existir”.
Contactos
Email: gabineteprojetos@choeste.min-saude.pt
Tel: 262 380 329 | Extensão: 2329
Serviço de Gestão de Doentes
Diretora do serviço – Dra. Susana Reis
Missão
- Assegurar a qualidade e humanização no processo de admissão, permanência e alta dos utentes no Hospital, garantindo a satisfação dos utentes, familiares e acompanhantes, pela pronta colaboração e resposta assertiva e atempada dos profissionais;
- Promover a eficiência nos registos pela racionalização e desmaterialização dos circuitos e simplificação dos processos, contribuindo para o cumprimento das metas assistenciais e potenciando a faturação.
A Gestão de Doentes constitui-se como uma Unidade Funcional dos Serviços de Apoio à Gestão. É transversal a todo o Centro Hospitalar, assegurando todas as funções de natureza administrativa relacionadas com o processo de admissão, permanência e alta dos utentes, desde o seu primeiro contacto com a Instituição até à sua saída.
O Serviço de Gestão de Doentes articula-se com os serviços de ação médica nas áreas de urgência, internamento, consulta, hospital de dia e hospitalização domiciliária, com os serviços complementares de diagnóstico e terapêutica e com os serviços de apoio, nas áreas de suporte à prestação de cuidados, de apoio geral e de apoio à gestão, essencialmente com o serviço social, nutrição e dietética, gabinete do cidadão, informação para a gestão, Unidade Hospitalar de Gestão de Inscritos para Cirurgia (UHGIC), gabinete de codificação, sistemas de informação e serviços financeiros.
Ao Serviço de Gestão de Utentes compete:
- Promover a uniformização e permanente atualização dos procedimentos administrativos simplificando e otimizando processos e procedimentos com recurso às novas tecnologias de informação e comunicação;
- Assegurar o correto e atempado registo administrativo da atividade assistencial, por forma a garantir a atualidade e fiabilidade dos dados para efeitos de controlo da produção e de potenciar a faturação, visando contribuir para o cumprimento dos objetivos contratualizados;
- Melhoria das condições de trabalho, motivação dos recursos humanos, formação e respetiva requalificação;
- Organizar e gerir os secretariados clínicos, fomentando a melhoria dos serviços prestados aos utentes/acompanhantes, com atendimento personalizado e eficiência profissional;
- Resposta atempada e eficiente às solicitações internas e externas, relacionadas com as áreas de atuação do SGD (Serviço de Gestão de Doentes), para resolução dos problemas dos utentes;
- Cumprimento dos regulamentos em vigor e de outros que venham a ser implementados, sem prejuízo das orientações superiores e da legislação em vigor;
- Organizar e manter o arquivo clínico, colaborando na unificação do processo clínico, em suporte físico e eletrónico, tendo presente a permanente necessidade do seu expurgo e de atualização do seu estado, (ativo, intermédio e passivo), acautelando sempre a privacidade e confidencialidade dos dados;
- Assegurar o controlo e conferência dos termos de responsabilidade, garantindo o correto processamento da despesa inerente a esta rúbrica e a prestação de informação credível para a Gestão;
- Proceder à cobrança das taxas moderadoras e de outras receitas públicas aplicáveis, quando houver lugar à cobrança direta ao cidadão;
- Organizar o transporte de doentes em ambulância e assegurar o controlo e conferência da respetiva faturação, bem como a prestação de informação credível para a Gestão.
Recursos Humanos
Coordenador Técnico 3
Técnicos Superiores 1
Assistentes Técnicos 137
Assistentes Operacionais 19
Contactos
Unidade de Caldas da Rainha
Tel 262 830 373
Email consultas externas: consultas.caldasdarainha@choeste.min-saude.pt
Email informações clínicas: sec.rai.cr@choeste.min-saude.pt
Unidade de Peniche
Tel 262 780 900 | 262 780 909
Email: consultas_peniche@choeste.min-saude.pt
Unidade de Torres Vedras
Tel Consultas Externas 261 319 345
Tel Exames clínicos 261 319 312
Tel informações clínicas 261 319 300
Email Consultas Externas: adm.consulta.tv@choeste.min-saude.pt
Email Exames clínicos: gdoentes.analises.tv@choeste.min-saude.pt
Email Informações clínicas: sec.rai.tv@choeste.min-saude.pt
Horários
Horário Secretariado Internamento
9h00 às 17h00
Horário Geral de Atendimento da Consulta Externa Unidade
Unidades de Caldas da Rainha e Torres Vedras
Dia da Semana Horário
2ª a 6ª 8h00 às 19h00
Unidade de Peniche
2ª a 6ª 9h00 às 17h30
Horário Geral de Atendimento do Serviço de Urgência
Todos os dias – 24Horas
Paralelamente, o Centro Hospitalar do Oeste dispõe de uma plataforma online, o Portal do Utente (clique para aceder) onde disponibiliza um conjunto de funcionalidades, com o objetivo de aproximar, facilitar e poupar tempo ao Utente, quando necessita de interagir com o CHOeste.
Funcionalidades do Portal do Utente:
· Pedidos de marcação de consultas subsequentes;
· Consultar agendamento de consultas, exames e tratamentos;
· Consultar o histórico e valores em dívida;
· Efetuar pedidos de informação clínica;
· Responder a questionários de satisfação.
Email: balcaounico@choeste.min-saude.pt
Gabinete de Informação para a Gestão
Missão
Com as suas instalações físicas centralizadas no 2º piso do edifício Rodrigo Berquó da Unidade de Caldas da Rainha, conta com 5 colaboradoras, sendo 4 Assistentes Técnicas e uma Coordenadora Técnica.
O Gabinete de Informação para a Gestão (GIG) assume como missão: apoiar o processo de decisão do Conselho de Administração (CA) e dos outros níveis de gestão intermédia do CHO através da disponibilização de informação estatística, análise, planeamento e acompanhamento da atividade assistencial, visando constituir-se como um serviço de referência dentro da instituição.
Competências
- Colaborar na elaboração do Plano de Atividades e Orçamento a três anos, o qual espelha a estratégia do CHO a médio prazo;
- Coordenar a elaboração do plano de desempenho e do contrato-programa do CHO, a serem apresentados anualmente à Tutela para aprovação;
- Colaborar no processo de contratualização interna da atividade com os diversos serviços clínicos, disponibilizando a informação necessária ao seu acompanhamento e concretização;
- Disponibilizar os instrumentos de gestão que permitam medir o grau de cumprimento dos indicadores de performance instituídos ao CHO e aos serviços clínicos;
- Acompanhar e monitorizar a execução dos valores de atividade contratualizados externa e internamente;
- Monitorizar e identificar os desvios apurados, quer no que respeita à contratualização interna, quer no que respeita à contratualização externa;
- Reportar atempadamente aos diversos interlocutores externos a informação necessária ao cumprimento das disposições legais e regulamentares aplicáveis à atividade de produção de cuidados de saúde no CHO;
- Responder às solicitações internas dos diversos serviços clínicos e de apoio.
Contactos
Tel 262 830 363 | 262 830746
Email: gig@choeste.min-saude.pt
Gabinete de Auditoria Interna
Atividade
Ao Gabinete de Auditoria Interna compete a definição de normas de auditoria, o planeamento de ações de auditoria e a execução subsequente das respetivas tarefas, na decorrência dos planos de atividade anuais desse gabinete, os quais são aprovados pelo Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste, E.P.E.
Contactos
Tel 261 319 300 | Extensão 3432
Documentos
Relatório de Atividades e Auditoria Interno do CHOeste referente ao ano de 2021 Ver…