Suporte à Prestação de Cuidados

Coordenação –  Dr.ª Maria de Fátima Clérigo

Natureza e Missão

O Despacho Ministerial nº 8958/2013, publicado em Diário da República no dia 9 de Julho de 2013, determina que os Gabinetes do Utente (criados nos termos e para os efeitos do disposto no Despacho Ministerial nº 26/86 de 30 de Junho), a funcionar nos hospitais, centros hospitalares e unidades locais de saúde, passem a designar-se por Gabinetes do Cidadão.

O Gabinete do Cidadão tem como missão promover o exercício dos direitos e deveres dos cidadãos, no âmbito do acesso e utilização do Serviço Nacional de Saúde e, assegurar a mediação num enquadramento institucional, com vista à melhoria contínua da qualidade dos serviços e cuidados de saúde prestados.

Atribuições

  • Informar, promover e divulgar os direitos e deveres dos cidadãos;
  • Receber reclamações sobre o funcionamento dos Serviços;
  • Reduzir a escrito as reclamações orais, quando os exponentes se encontram impossibilitados de o fazer;
  • Receber sugestões, elogios/agradecimentos dos utentes/cidadãos;
  • Assegurar o registo e o tratamento das exposições, reclamações, sugestões e elogios, independentemente do local e da forma de apresentação;
  • Recolher da imprensa local, informação referente ao Centro Hospitalar, no âmbito do Gabinete do Cidadão;
  • Contribuir para a Humanização.

Localização

O Gabinete do Cidadão do CHOESTE, EPE está sediado na Unidade de Caldas da Rainha e abrange as três Unidades Hospitalares que o compõem – Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras.

Suportes de apresentação de exposições

Para apresentação de exposições (sugestão, reclamação ou elogio/agradecimento), os utentes e/ou cidadãos têm à sua disposição, os seguintes meios:

  • Livro de Elogios
  • Livro de Reclamações
  • Atendimento personalizado efetuado por uma Assistente Social – nos dias úteis, entre as 9h as 16h nas três Unidades do CHO:

– Unidade de Caldas da Rainha – no Gabinete do Cidadão

– Unidade de Peniche – no Serviço Social

– Unidade de Torres Vedras – no Serviço Social

Email – gabinete.cidadao@choeste.min-saude.pt

 

  • Via Postal:

Centro Hospitalar do Oeste, EPE

Gabinete do Cidadão

Rua Diário de Notícias

2500 – 176 Caldas da Rainha

Tel 262 830 313

 

Forma de apresentação de exposições

Para facilitar o tratamento da exposição, independentemente da via que utilizar, deverá ser indicado:

  • Nome completo do exponente (a pessoa que apresenta) e do utente a que se refere a ocorrência (se este não for o exponente)
  • Nº Cartão do Cidadão / Bilhete de Identidade
  • Morada completa
  • Contacto telefónico
  • Descrição da ocorrência
  • Identificação do serviço visado e/ou do profissional envolvido.

 

Formulário de contacto online






* Campos de preenchimento obrigatório

Responsável – Pe. Filipe Sousa

Todas as religiões e credos espirituais são respeitados no Centro Hospitalar do Oeste. Caso necessite de qualquer apoio, solicite-o ao Enfermeiro do Serviço.

As unidades hospitalares dispõem de uma capela e de padre que visita os utentes diariamente e sempre que os mesmos o solicitem.

A espiritualidade e a prática religiosa, sobretudo para quem é crente, constituem uma ajuda preciosa na luta contra a doença e o sofrimento. São, ainda, um importante factor de bem-estar. O internamento hospitalar, por sua vez, não constitui um impedimento à vivência da espiritualidade ou à prática da fé, devendo ser considerados apenas os condicionalismos hospitalares e clínicos.

 

Unidades de Caldas da Rainha e Peniche

As Unidades de Caldas da Rainha e Peniche dispõem de um Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa (SAER) ou Capelania. Se é do seu gosto ou desejo ter a visita de um assistente espiritual para conversar, orar ou celebrar a fé, solicite a sua presença aos enfermeiros de serviço. A assistência espiritual e religiosa residente é católica. Se pertence a outra igreja ou tradição religiosa e desejar ser assistido por ela, o Serviço onde está internado(a) ou o SAER têm o maior prazer em ajudá-lo a realizar o seu desejo.

Aceder à assistência espiritual e religiosa é, no dizer do decreto-lei 253/2009, um direito do utente internado. Deve respeitar a sua vontade e crença e, por isso, ninguém (profissionais, voluntários, assistentes espirituais ou outros) pode influenciar, pressionar ou obrigar a escolher um determinado assistente espiritual ou a receber assistência espiritual e religiosa indesejada. Os assistentes espirituais devem, por isso, ter a identificação da religião a que pertencem. A assistência espiritual e religiosa pode ser pedida logo no início do internamento ou em qualquer altura do mesmo.

 

Legislação

Lei da Liberdade Religiosa – Lei n.º 16/2001 de 22 de Junho, Diário Da República — I Série-A n.º 143 — 22 de Junho de 2001

Regulamentação da assistência espiritual e religiosa nos hospitais e outros estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) – Decreto-Lei n.º 253/2009 de 23 de Setembro

 

Contacto

Unidade Caldas da Rainha

Tel 262 830 300

Unidade Peniche

Tel 262 780 900

A Central de Esterilização da Unidade de Caldas da Rainha tem como desígnio a centralização de todo o processo através do qual são realizadas as tarefas de recolha, lavagem, preparação, embalamento, esterilização, armazenamento e transporte de dispositivos médicos (DM).

Entende-se a esterilização como uma componente essencial na qualidade dos DM utilizados na prestação de cuidados, com um forte impacto no controlo da infeção e a importância que isso tem na atividade assistencial e no doente.

 

Missão

Assegurar o processamento de todos os dispositivos médicos reutilizáveis necessários à prestação de cuidados ao utente, segundo normas que garantam a qualidade técnica e a otimização dos recursos.

  

Horário de Funcionamento

O horário de funcionamento da C. Esterilização (CE) e o horário da equipa de AO foi organizado de modo a responder às horas de maior necessidade de material esterilizado.

Dias uteis funciona das 8h às 24h;

Fins-de-semana e feriados das 8h às 20h.

 

Instalações e equipamentos

A Central de Esterilização é um serviço com os circuitos bem definidos e separados entre a entrada do material sujo/contaminado; zona de lavagem e descontaminação; zona de empacotamento; zona de autoclaves e zona de esterilizados.

O equipamento

  • 1 máquina de lavar material;
  • 1 máquina de selar manga a baixa temperatura e duas para manga normal;
  • 1 esterilizador a baixa temperatura (Sterrad);
  • 2 esterilizadores a vapor de água.

 

ACTIVIDADES DA RESPONSABILIDADE DA CENTRAL DE ESTERILIZAÇÃO

Recolha dos Dispositivos Médicos

  • Recolhe todos os DM a esterilizar no horário estabelecido em carros fechados devidamente identificados (risca vermelha);
  • Confere a recolha dos DM no próprio local;
  • Recolhe as requisições devidamente preenchidas;
  • Entrega contentor vazio para colocação dos DM sujos.

Área de Contaminados

  • Selecciona os DM quanto às suas características para proceder á sua descontaminação;
  • Assegura todo o processo de lavagem e desinfeção.

Área de Limpos

  • Inspeção dos DM quanto à lavagem e estado de conservação (ferrugem, corte, etc.);
  • Separa-los consoante características para cada tipo de esterilização;
  • Prepará-los para embalamento, respeitando constituição dos Sets e individual;
  • Proceder ao embalamento de têxteis e outros DM.
  • Assegurar os diferentes tipos de esterilização:
  • Vapor de água 134º e 121º;
  • Peroxido de hidrogénio

Área de Esterilizados

  • Separar material esterilizado por Serviços;
  • Satisfazer pedidos requisitados em impresso próprio;
  • Carregar carros de DM esterilizados (fita verde) para posterior distribuição respeitando os horários estabelecidos;
  • Entregar e conferir com o profissional recetor em cada serviço.

 

Controlo de qualidade

  • O Controlo de qualidade é feito à máquina de lavar e descontaminar ferros e á qualidade das esterilizações de vapor de água e peróxido.
  • Está estabelecido em norma.

 

Protocolos

Continuamos a cumprir os protocolos realizados pelo CA com:

  •  ACES, na esterilização de dispositivos médicos
  •  Camara das Caldas da Rainha para a lavagem, desinfeção e empacotamento de material de inalações do Hospital Termal.

Serviços Farmacêuticos

Direção Técnica: Dr.ª Luíza Leal

 

Unidade de Caldas da Rainha

Contactos

Telefone: 262 830 364 | E-mail:  farmacia.caldas@choeste.min-saude.pt

 

Unidade de Torres Vedras

Contactos

Telefone: 261 319 296 | E-mail:  farmaceuticas.tv@choeste.min-saude.pt

 

Unidade de Peniche

Contactos

Telefone: 262 780 907 | E-mail:  vitorvideira@choeste.min-saude.pt

SERVIÇO SOCIAL

Coordenação do Serviço – Dr.ª Maria de Fátima Clérigo

Apresentação

O Serviço Social enquadra-se na orgânica hospitalar como uma Unidade de Suporte à Prestação de Cuidados de Saúde, constituindo o elo de ligação e interlocutor privilegiado entre o utente/cidadão, a família, a equipa terapêutica e a comunidade.

Missão, Valores e Competências

Contribuir para a melhoria contínua da qualidade e humanização da prestação dos cuidados de saúde, intervindo no planeamento da alta hospitalar e promovendo a continuidade de cuidados dos utentes, a nível social.

Constituem valores primordiais do Serviço Social e Gabinete do Cidadão, os seguintes:

– Igualdade, liberdade e dignidade humana

– Equidade, cidadania e justiça social

– Ética, competência e responsabilidade

– Qualidade e excelência dos cuidados de saúde

As competências do Serviço Social, assentam genericamente em:

– Apoio psicossocial e advocacia social dos utentes/cidadãos;

– Planeamento da alta e continuidade de cuidados;

– Aconselhamento, informação e/ou orientação e,

– Articulação intra e inter-institucional.

Estrutura Orgânica e funcional

O Serviço Social e Gabinete do Cidadão do CHOESTE, EPE está integrado nos Serviços de Apoio/Suporte à Prestação de Cuidados e constitui uma unidade orgânica que dispõe de organização própria e autonomia técnica, dependendo funcional e hierarquicamente da Presidente do Conselho de Administração.

Áreas de atividade assistencial

O Serviço Social desenvolve a sua intervenção nas Unidades de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, em todos os serviços de internamento, urgência, consultas externas e restantes serviços, contemplando ainda o atendimento de todos os utentes/cidadãos, externos ao Centro Hospitalar, que necessitem de apoio/orientação do mesmo.

O Serviço Social integra e colabora ainda em grupos de trabalho, comissões, equipas e projetos que incidem na promoção da saúde e prevenção da doença, na garantia da acessibilidade, na humanização e qualidade dos cuidados de saúde.

 

Atividade de ensino/formação

O Serviço Social coopera com as Instituições de Ensino na formação de novos profissionais, proporcionando estágios curriculares e profissionais a alunos e assistentes sociais, promovendo a orientação de componentes formativas teórico-práticas, neste âmbito.

Colabora também na formação de Grupos de Voluntários aquando da sua integração e na formação complementar, subjacente ao desempenho das suas funções no Centro Hospitalar.

Participa nas Sessões de Integração para novos colaboradores.

Participa e promove reuniões temáticas inter-hospitalares em ordem à atualização e valorização da prática profissional.

Participa em seminários, colóquios, congressos, no âmbito da sua atividade, sempre que necessário e/ou oportuno.

 

Contactos e Horário de funcionamento

O Serviço Social realiza a sua intervenção no Centro Hospitalar do Oeste, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h nas Unidades de Caldas da Rainha e Torres Vedras e na Unidade de Peniche das 08h30 às 16h30, com interrupção da sua atividade (nas 3 Unidades) das 12:30h às 13:30h.

Unidade de Caldas da Rainha:

Tel. 262830300 | Extensões: 2427, 2605, 2636, 2313

Email – ssocial@choeste.min-saude.pt

Unidade de Peniche:

Tel. 262780900 | Extensão – 4127

Email – kathy.marques@choeste.min-saude.pt

Unidade de Torres Vedras:

Tel. 261319300| Extensões 3202; 3207; 3217

Email – ssocialtv@choeste.min-saude.pt

 

Localização

Unidade de Caldas da Rainha: Piso -1 – junto à Consulta Externa de Cardiologia.

Unidade de Peniche – Piso 0

Unidade de Torres Vedras – junto ao Hospital de Dia – Oncologia

As instalações do Serviço Social são de fácil acesso e dispõem de gabinetes de atendimento personalizado dos utentes/cidadãos.

Coordenação –  Dr.ª Maria de Fátima Clérigo

Natureza e Missão

O Despacho Ministerial nº 8958/2013, publicado em Diário da República no dia 9 de Julho de 2013, determina que os Gabinetes do Utente (criados nos termos e para os efeitos do disposto no Despacho Ministerial nº 26/86 de 30 de Junho), a funcionar nos hospitais, centros hospitalares e unidades locais de saúde, passem a designar-se por Gabinetes do Cidadão.

O Gabinete do Cidadão tem como missão promover o exercício dos direitos e deveres dos cidadãos, no âmbito do acesso e utilização do Serviço Nacional de Saúde e, assegurar a mediação num enquadramento institucional, com vista à melhoria contínua da qualidade dos serviços e cuidados de saúde prestados.

Atribuições

  • Informar, promover e divulgar os direitos e deveres dos cidadãos;
  • Receber reclamações sobre o funcionamento dos Serviços;
  • Reduzir a escrito as reclamações orais, quando os exponentes se encontram impossibilitados de o fazer;
  • Receber sugestões, elogios/agradecimentos dos utentes/cidadãos;
  • Assegurar o registo e o tratamento das exposições, reclamações, sugestões e elogios, independentemente do local e da forma de apresentação;
  • Recolher da imprensa local, informação referente ao Centro Hospitalar, no âmbito do Gabinete do Cidadão;
  • Contribuir para a Humanização.

Localização

O Gabinete do Cidadão do CHOESTE, EPE está sediado na Unidade de Caldas da Rainha e abrange as três Unidades Hospitalares que o compõem – Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras.

Suportes de apresentação de exposições

Para apresentação de exposições (sugestão, reclamação ou elogio/agradecimento), os utentes e/ou cidadãos têm à sua disposição, os seguintes meios:

  • Livro de Elogios
  • Livro de Reclamações
  • Atendimento personalizado efetuado por uma Assistente Social – nos dias úteis, entre as 9h as 16h nas três Unidades do CHO:

– Unidade de Caldas da Rainha – no Gabinete do Cidadão

– Unidade de Peniche – no Serviço Social

– Unidade de Torres Vedras – no Serviço Social

Email – gabinete.cidadao@choeste.min-saude.pt

 

  • Via Postal:

Centro Hospitalar do Oeste, EPE

Gabinete do Cidadão

Rua Diário de Notícias

2500 – 176 Caldas da Rainha

Tel 262 830 313

 

Forma de apresentação de exposições

Para facilitar o tratamento da exposição, independentemente da via que utilizar, deverá ser indicado:

  • Nome completo do exponente (a pessoa que apresenta) e do utente a que se refere a ocorrência (se este não for o exponente)
  • Nº Cartão do Cidadão / Bilhete de Identidade
  • Morada completa
  • Contacto telefónico
  • Descrição da ocorrência
  • Identificação do serviço visado e/ou do profissional envolvido.

 

Formulário de contacto online






* Campos de preenchimento obrigatório

Enquadramento

O Centro de Investigação em Saúde (CI ou Centro de Investigação) do Centro Hospitalar do Oeste foi constituído e implementado ao abrigo do Despacho nº 7216/2015, de 24 de junho de 2015.

Formaliza assim a criação  no CHO do Serviço de Investigação, Epidemiologia Clínica e de Saúde Pública Hospitalar, dotado de autonomia técnica e científica (CIRCULAR nº 92).

 

Missão

O Centro de Investigação tem por Missão promover, apoiar e coordenar as atividades de investigação científica no CHOeste, e, ainda, promover a translação dos conhecimentos gerados para aplicações práticas que se traduzam em ganhos na qualidade assistencial e benefícios para a saúde da nossa população.

 

Objetivos

  • Promover o desenvolvimento de investigação científica no CHO
  • Promover as boas práticas em investigação
  • Dar apoio ao desenho e submissão de estudos
  • Dar apoio à análise de dados e publicação científica
  • Apoiar candidaturas a financiamento externo
  • Estabelecer colaborações entre investigadores e com parceiros externos
  • Procurar transpor a atividade de investigação para a melhoria da prática clínica diária

 

Elementos da equipa

  • Dr. Araújo Martins – Diretor, Assistente de ORL
  • Enf.ª Cristiana Costa – Enfermeira Especialista
  • Dra. Ana Isabel Pires – Técnica Superior
  • Helena Miranda – Assistente técnica

 

Colaboradores

  • Dr. Pedro Santos – Médico Interno, Interno de Cirurgia Geral, Unidade de Torres Vedras
  • Dra. Ana Lúcia Moreira – Colaboradora externa, Assistente de Psiquiatria, Doutorada pela Faculdade de Ciências da Universidade Nova de Lisboa

 

Atividades em curso

Apoio aos investigadores do CHO (a pedido dos próprios)

Pareceres institucionais (a pedido do Conselho de Administração)

Estudos em Serviços de Saúde (da iniciativa do Centro de Investigação)

Prémios de investigação do CHO (para investigadores do CHO)

Dia da Investigação do CHO

Atividades em preparação

Revista científica do CHO

Estágios de investigação

Elos de ligação

Repositório científico do CHO

 

Parceiros e colaborações

  • Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa
  • Faculdade de Ciências e Tecnologia da universidade Nova de Lisboa
  • Instituto Politécnico de Leiria

 

Documentos

  • Legislação relevante

Lei_21_2014 Investigação clínica

Despacho 7216_2015 Serviço Investigação

Programa Integrado de Promoção de Excelência em Investigação Médica

RGPD – Regulamento Geral Proteção Dados

  • Documentos orientadores

Regulamento do Centro de Investigação – sob proposta ao CA

Regulamento para a submissão de estudos de investigação no CHO – sob proposta ao CA

Regulamento de Prémios de investigação do CHO

Linhas de Investigação do CHO

 

  • Protocolos de colaboração

Protocolo FCT-UNL

Protocolo CEAULFaculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

 

  • Minutas e formulários

Modelo de acordo financeiro para ensaios clínicos – em elaboração

Modelo de registo de consentimento para participação em estudo de investigação (word e PDF)

Modelo de ficha de informação para o participante em estudos de investigação (word)

Modelo pré-formatado para comunicação oral (Comunicacao_Template_CIS_2020.04.03) e em painel (Poster_Template_CIS_2020.04.03)

 

Divulgações

Notícias

Concursos, candidaturas e oportunidades na área da Investigação

  • Será efetuada a divulgação conforme surjam.

Investigação no CHO

  • Ensaio clínico SCORED (concluído – 2020)

Serviço de Medicina Interna, Unidade de Caldas da Rainha

Investigadora principal: Dra Joana Louro

  • Ensaio clínico EMPADINE (concluído – 2019)

Serviço de Medicina Interna, Unidade de Caldas da Rainha

Investigadora principal: Dra. Joana Louro

  • Ensaio clínico SUSTAIN OPTIMIZE (a decorrer)

Serviço de Medicina Interna, Unidade de Caldas da Rainha

Investigadora principal: Dra. Joana Louro

  • Estudo clínico RESIS TODAY (a decorrer)

Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental

Investigadora principal: Dra. Patrícia Frade

 

Localização e contactos

Localização

Unidade de Torres Vedras – Gabinete do Centro de Investigação e Departamento de Formação

Contactos

Tlm 924 101 956 | Extensão 3245

Email: investigacao@choeste-min-saude.pt

No Centro Hospitalar Oeste existem dois serviços de Psicologia Clínica. Para conhecer melhor estes dois serviços, clique na barra lateral esquerda e escolha Psicologia Clínica Caldas da Rainha ou Psicologia Clínica Torres Vedras.